top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Retrospectiva 2023: saiba quais foram as principais notícias de julho deste ano

Confira as notícias que foram destaque no portal BN durante o mês de junho



A retrospectiva 2023 do portal Belém Negócios já está na metade. No mês de julho noticiamos startups que foram detaque, empresas paraenses que ganharam prêmios, Belém e Santarém na rota dos cruzeiros, a regulamentação do café de açaí e muito mais.


Julho de 2023: confira as principais notícias sobre negócios paraenses


A Comunidade Belém Negócios realizou um encontro especial no dia 26 de julho, a partir das 18 horas, na Do It Coworking. O evento reuniu membros associados e apresentou produtos regionais com o objetivo de conectar com empresas parceiras. A iniciativa contou também com a participação de influenciadores e especialistas em produtos regionais, como Dina Carmona (foto), influenciadora digital que fala sobre o empreendedorismo regional e Marcos Médici, curador gastronômico, entre outros.


Estão confirmados também Rayana Corrêa, Belém Dicas, Natália Leão, Belém Guia, Égua me Leva (Carol Souza), Lorena Abrahim (Comer bem Belém).


Haverá exposicao de produtos desenvolvidos por empresas locais que são parceiras da comunidade. Um dos propósitos da iniciativa é facilitar a distribuição desses produtos e a divulgação através da plataforma www.belemnegocios.com.


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) selecionou 45 novas startups para a edição 2023 do programa BNDES Garagem. “A seleção de startups para aceleração atingiu este ano o percentual de 91,1% de diversidade em critérios de gênero, raça ou região, o maior já atingido entre todas as edições do programa, lançado em 2018”, disse o Banco de fomento.


Nesta edição, o BNDES Garagem recebeu inscrições de 1.441 startups de todo o Brasil. Entre as selecionadas, 80% apresentam diversidade de gênero, 64,4% diversidade racial e, no recorte regional, 51,1% estão na região Sudeste, 33,4% no Nordeste, 11,1% no Norte, 2,2% no Sul e 2,2% no Centro-Oeste.


A Planejar Contabilidade e Consultoria está há mais 12 anos na vanguarda do mercado empresarial realizando serviços nas áreas de gestão contábil, gestão empresarial, desenvolvimento de liderança e equipe, gestão financeira, planejamento tributário. Recentemente, a empresa adotou uma nova estrutura: holding, criada principalmente com foco na redução da carga tributária e retorno dos lucros.


O trabalho é feito com ética e transparência para entregar resultados de excelência a empresas e pessoas físicas. A Planejar está alinhada com ações de sustentabilidade, prezando pelo meio ambiente.


A Associação dos Operadores de Turismo dos Estados Unidos (USTOA) incluiu a capital paraense, Belém, e o município do Sudeste do Pará, Santarém, na rota Brazil's Vibrant Coast (Vibrante Costa Brasileira) da atual temporada de cruzeiros. A notícia foi divulgada nesta quarta-feira (19), pela coluna Repórter 70, do Jornal O Liberal.


Os turistas devem passar pelo porto de Belém e pelo Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Santarém. A rota da qual as cidades fazem parte, tem saída do Rio de Janeiro e da cidade de Bridgetown, capital da ilha de Barbados, no caribe.


Pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) deram o prazo de até quatro meses para que o café de açaí seja regulamentado e liberado para venda nos centros comerciais do Pará. O encontro ocorreu na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), na última terça-feira (18), e contou com a presença de representantes do setor produtivo e órgãos de fiscalização e controle.


As instituições estão empenhadas em certificar se, de fato, o produto é próprio para o consumo, bem como, encontrar as melhores formas de armazenamento do mesmo. A pesquisa está voltada, no momento, para a parte produtiva e técnica do café de açaí, a partir do levantamento de dados que possam garantir que a produção em larga escala e artesanal tenham o mesmo tipo de qualidade.


Com a escolha de Belém para sediar a Conferência do Clima das Nações Unidas em novembro de 2025, muitos gargalos da cidade vieram à tona. Sem dúvida será o maior evento já realizado nos 407 anos da cidade. Neste texto, focaremos somente nos problemas de infraestrutura da cidade, excluindo questões como saúde, segurança pública, etc.


Listamos aqui os 5 maiores problemas de infraestrutura da capital paraense.


A Hamburgueria Geek Burger, localizada no bairro de Nazaré, em Belém, conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio ‘Burger no Ponto’, que destaca as melhores Hamburguerias de cada estado. O levantamento feito pelo IFood considera como critérios as lojas com o selo ‘Super’ há mais de seis meses e com as maiores médias de avaliação dos clientes iFood, a partir de 1.390 avaliações. O prêmio está em sua segunda edição neste ano e é dedicado ao Dia Internacional do hambúrguer, celebrado dia 28 de maio.


As hamburguerias são avaliadas sempre no Dia mundial do hambúrguer, que é no dia 28 de maio, segundo um dos sócios da Geek Burger, Pablo Ribeiro. “Nesse dia eles levam em consideração as avaliações dos pedidos, chat do IFood, pessoa entregadora, qualidade dos pedidos, qualidade da embalagem, bom atendimento, bilhete no pedido”, lista ele.


Especializada em um produto indispensável para empresas e ambientes desidenciais, a loja Cadeiras Belém se destaca no segmento, ao proporcionar um atendimento personalizado e que atenda ao biotipo de seu cliente.


Em um novo endereço, a empresa atua há três anos no mercado paraense. O negócio começou bem pequeno, foi aprimorado e hoje, ampliado, atende a uma vasta clientela em espaço privilegiado da cidade. O proprietário da loja, Gustavo Cabral, que também é membro da comunidade Belém Negócios, conta que o espaço possui em torno de 300 produtos, sendo mais de 100 cadeiras em modelos diferentes, com opções de cores variadas e estilos entre o clássico do design mundial que proporciona uma renovação no décor com um toque de sofisticação e muita personalidade.


Belém e sua beleza arquitetônica, em traços influenciados pelos estilos estéticos europeus, está no auge no cenário da decoração e do design. Atentos a esse mercado em expansão, o Estudiobola, que carrega em seus traços, a elegância e a simplicidade em seu desenho autoral, chega à capital paraense e forma parcerias.


O Estudiobola foi criado pelos arquitetos Mauricio Lamosa e Flávio Borsato, cujo nome brinca com as iniciais dos seus sobrenomes. A ousadia é uma das marcas da dupla que pesquisa matérias-primas e novas tecnologias para desenvolver novas peças. Os designers também costumam acompanhar de perto a fabricação dos produtos, fazendo uma verdadeira imersão nas fábricas. Esse trabalho resulta em peças elegantes, criações atemporais, que elevam a vida útil das peças, deixando-as agradáveis aos olhos durante anos e à prova de modismos.


Leia Mais:

  • Descubra um novo jeito de fazer network e desenvolver novas habilidades com a Comunidade Belém Negócios 

  • Faça parte do BlackStage, mentoria empresarial inédita no Norte do Brasil

  • Acompanhe todas as notícias do Belém Negócios, entre para o Grupo no WhatsApp 

  • Belém Negócios lança iniciativa Oficina de Negócios, um ambiente exclusivo para quem quer começar a sua própria empresa




Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia