top of page

Retrospectiva 2023: Confira as principais notícias de fevereiro

Confira as notícias que foram destaque no portal BN durante o mês de fevereiro

Retrospectiva fevereiro 2023
Ex-recepcionista faz sucesso com franquia de gelatos e açaí

O ano de 2023 reresentou um grande avanço para a região Norte. Muitos investimentos foram anunciados, obras e crescimento de empresas movimentaram os negócios locais. Em janeiro, a plataforma Belém Negócios compartilhou notícias que foram destaque no meio empresarial, como a expansão das franquias na Região, a criação de novas Comunidades empresariais e muito mais.


Fevereiro de 2023: confira as principais notícias sobre negócios paraenses



No terceiro trimestre de 2022, o faturamento das redes de franquias brasileiras bateu 56 bilhões de reais, alta de 18,7% sobre o mesmo período do ano anterior. Ao analisarmos dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) — do ranking das 30 maiores cidades de crescimento do franchising – houve um crescimento das operações de franquias nas cidades do interior ou naquelas que não são capitais.


Boa notícia para quem pensa em abrir uma franquia em cidades fora do eixo Rio-São Paulo. Das 30 cidades do ranking da ABF, 12 não são capitais.


A comunidade @civitas4.0 foi idealizada pelo empresário Jonathan Sarraf, que em meio aos desafios de 2023, enxergou a oportunidade de gerar conexão entre empreendedores regionais, empresários, gestores e expert das áreas de RH, finanças, sucesso do cliente e diversas outras especialidades que são necessárias para conduzir uma organização ao êxito. Jonathan Sarraf é sócio da empresa HC Soluções Médicas e Presidente do CONJOVE.


O CEO da CHIP, Marcos Rabelo, visitou, na última quinta-feira, 26, a sede da Dell no Brasil, localizada na cidade de Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul. O objetivo da visita foi acompanhar o lançamento de programa que visa aprimorar a qualidade do atendimento de clientes, sobretudo os clientes do setor privado. Na ocasião, o CEO também se reuniu com o Channel Sales Sr Director da Dell Technologies, no Brasil, Fabiano Ornelas, a fim de fazer um balanço e análise dos resultados atingidos em 2022, destacando a manutenção da CHIP no nível mais alto da Dell que é o nível Titanium.


O Espaço Inovação do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá receberá, nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, o simpósio “Belém – China: Negócios e Oportunidades”. Palestras, debates e seminários com o objetivo de estabelecer relação institucional e cooperação com organizações públicas e privadas chinesas fazem parte da programação.


Brasil e a China são países tradicionalmente parceiros comerciais. Segundo a Agência Brasil e o Conselho Empresarial Brasil-China, as empresas chinesas investiram, em 2021, US$ 5,9 bilhões no Brasil. As companhias chinesas implementaram 28 grandes projetos empresariais em território brasileiro, retomando o ritmo de crescimento iniciado em 2016 e interrompido em 2019.


Valéria Barros, 42, nasceu na cidade de Pirapora, no interior de Minas Gerais, mas aos dois anos se mudou para Tabuleiro do Norte (CE). Lá passou fome na infância. Com pais ausentes, foi praticamente criada pelos vizinhos.


Aos 11 anos, brincando em um balanço, fechou os olhos e lembrou da cena de uma novela: uma mulher bonita descendo de um avião, com uma pasta preta nas mãos. “Eu me via sendo ela, visitando empresas”, lembra. Valéria estava certa. Hoje, ela é sócia da Trevo Gelateria e da Trevo Açaí, dois negócios de sucesso em Fortaleza.


O Gênese é um programa gratuito de estímulo ao surgimento de ideias e soluções inovadoras que mantenham a floresta em pé e que considerem oportunidades locais e de mercado. O programa ocorre dentro de uma comunidade virtual, na qual durante 4 semanas os participantes vivenciam o que é empreender com conteúdos de empreendedorismo, bioeconomia e desenvolvimento pessoal em formatos atuais, como vídeos, podcasts, quizzes e artigos.


nstrumento indispensável na vida de Médicos, Dentistas e outras profissões em que o faturamento está diretamente ligado à produtividade, o seguro de vida tem se popularizado cada vez mais também entre empresários, advogados, engenheiros, e jovens profissionais conscientes quanto à importância da proteção financeira.


Por isso, o Belém Negócios procurou o especialista em proteção financeira e dono de uma corretora de seguros de vida, Victor Brelaz, para trazer informações sobre esse produto.


“Antes o seguro de vida era visto como um produto a ser adquirido a partir da meia idade, esse produto tem vantagens que muitos não conhecem, mas que são indispensáveis na vida do profissional que tem um bom planejamento financeiro, que investe na sua vida, no seu futuro, afinal, entre o presente e o futuro, são anos de vida em que riscos estarão presentes e proteger o patrimônio é imprescindível e nada melhor que investir em algo que protege seu patrimônio e lá na frente você ainda pode resgatar o investimento feito.” Afirma Victor.


A Receita Federal anunciou nesta segunda-feira (27) as regras para a entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) de 2023, que tem como base o ano de 2022. O período de entrega será entre 15 de março e 31 de maio. Para facilitar a entrega do documento, a Receita fez, neste ano, algumas mudanças, como a disponibilização da declaração pré-preenchida desde o primeiro dia do prazo de entrega.


A expectativa da Receita é receber até 39,5 milhões de declarações até o fim do prazo, das quais, 25% pré-preenchidas.


A rede de franquias de açaí Oakberry captou R$ 50 milhões por meio de Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs). Parte dos recursos será usada para a compra de polpa de açaí de ribeirinhos e cooperativas que coletam a fruta na mata nativa no estado do Pará. Para escolher as cooperativas, a Oakberry contratou uma certificadora que utiliza critérios que vão desde o desmatamento até se os filhos dos trabalhadores são matriculados em escola.


Com cerca de 600 unidades no mundo, sendo 400 no Brasil e 200 no exterior, a Oakberry — rede de franquias de alimentação rápida e saudável cujo principal produto é o açaí — deve buscar novos recursos para acelerar sua estratégia de crescimento, que inclui abertura de lojas próprias e recompra de franquias.


Leia Mais:

  • Descubra um novo jeito de fazer network e desenvolver novas habilidades com a Comunidade Belém Negócios 

  • Faça parte do BlackStage, mentoria empresarial inédita no Norte do Brasil

  • Acompanhe todas as notícias do Belém Negócios, entre para o Grupo no WhatsApp 

  • Belém Negócios lança iniciativa Oficina de Negócios, um ambiente exclusivo para quem quer começar a sua própria empresa




bottom of page