top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Negócios: Conheça Marcella Novaes, a primeira mulher a assumir a Agropalma

Veja as dicas que ela dá às mulheres para se destacarem no mercado de trabalho


Marcella Novaes diz qual é o segredo para gestores e empreendedores terem sucesso no mundo dos negócios (Foto: Belém Negócios)

A executiva Marcella Novaes, membra da comunidade Belém Negócios e mentora do BlackStage, que será lançãdo dia 28 de abril, se destaca cada vez mais no mercado paraense como a primeira mulher a assumir como diretora administrativa da Agropalma, empresa brasileira produtora de óleo de palma sustentável vencedora do Agropará, uma premiação destinada aos melhores do agro paraense. Assunto na Forbes, Marcella tem passagens por Nokia, Coca-Cola e Whirlpool.


Segundo Marcella, ser a primeira mulher a assumir a diretoria de uma grande empresa faz com que você se torne uma referência para outras mulheres. Mas para chegar a essa posição, ela percorreu uma longa trajetória. A gestora conta que entrou na Agropalma como gerente de Recursos Humanos, contratada com o desafio de tornar a área estratégica e promover inovação. Para isso, teve que estudar o cenário do Agronegócio no Brasil e entender o mercado de produção de óleo de palma no Brasil e no mundo, além de conhecer a fundo o setor para propor mudanças que fizessem sentido para o negócio da empresa. “Lembro que fiz um diagnóstico sobre a cultura e o clima organizacional da empresa, e acabei identificando que precisávamos implantar tecnologias e impulsionar a cultura do respeito e da valorização da diversidade para que conseguíssemos atingir as metas propostas naquela ocasião”, recorda.

Marcella também contribuiu na aquisição de tecnologias que aumentassem a transparência corporativa, facilitassem a conexão dos colaboradores com a empresa e promovessem a qualificação profissional dos trabalhadores de todos os níveis hierárquicos. “Investimos, também, na melhoria da gestão de processos relacionados à saúde e segurança dos trabalhadores e na infraestrutura das nossas unidades”, pontua.


Gradativamente, os resultados foram aparecendo, até que foi indicada a ocupar o cargo de diretora administrativa. “Com esse novo desafio, tive de aprender a gerir processos diferentes e me reinventar como gestora, pois não é fácil liderar áreas tão distintas como Medicina Ocupacional, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente, Logística, Controle de Qualidade, Jurídico e Contratos, Infraestrutura, Almoxarifado, Compras, Gente & Gestão, entre outras. O segredo é não temer novos desafios, estar aberta a aprender e formar uma equipe de qualidade, baseada na confiança e na melhoria contínua dos processos”, indica.


Como ela venceu os desafios


Como mulher, Marcella enfrentou vários desafios, e cita algumas estratégias utilizadas para vencer os empecilhos. Ela observou o cenário e estudou meios de como aliar o seu trabalho a situações estratégicas das empresas pelas quais passou. Foi mostrando, ainda, por meio do seu conhecimento e da sua capacidade técnica que poderia agregar valor aos negócios, não somente por ser mulher, mas por ser uma profissional de qualidade.


“Além da minha capacidade técnica, adquirida através do aprendizado contínuo, também tive que, por diversas vezes, me reinventar enquanto gestora, pois, para conseguir entender e gerir áreas e pessoas com perfis distintos, precisei ter empatia e me colocar no lugar do outro para compreender as atitudes e situações que ocorriam no dia a dia de trabalho”, explica. “Também sempre busquei demonstrar que sou mulher de pulso firme e que não abaixa a cabeça no primeiro obstáculo. Algumas vezes, fui testada, mas nunca recuei”, ensina.


Veja as dicas de Marcella para uma mulher se destacar hoje no mercado


  • Primeiro, se autoconhecer, para identificar suas fortalezas e pontos de melhorias;

  • Saber onde está e o que deseja alcançar;

  • Buscar qualificação profissional, pois para exercer um cargo executivo, é preciso estar muito bem preparada;

  • Aperfeiçoar a sua comunicação interpessoal, que hoje é um grande diferencial para o êxito de qualquer relação que irá estabelecer;

  • Fazer conexões com pessoas com objetivos semelhantes e fazer benchmarking com outros líderes, para aperfeiçoar sua visão e atuação profissional.


Hoje, o grande desafio da diretora administrativa é fazer com que a empresa seja reconhecida pelo trabalho sério que realiza junto aos seus colaboradores e pela excelência dos produtos que fabrica. Segundo ela, a Agropalma é pioneira no setor em diversos aspectos, inclusive, quando se fala em gestão de pessoas, pois investe fortemente em inovações que proporcionam maior transparência e diálogo aberto com seus diversos stakeholders, e merece ser valorizada por isso.


“Além de ter em seu DNA a sustentabilidade, que me enche de orgulho, a Agropalma tem um potencial incrível para quem deseja construir uma carreira profissional de sucesso. Eu tenho muito orgulho de acompanhar o crescimento profissional de pessoas que ingressaram conosco como jovens aprendizes ou estagiários. Então, é gratificante dizer que faço parte de uma empresa que dá oportunidade de crescimento para quem se dispõe a aprender conosco”, diz.


Mudança de mindset e uma nova cultura ao ambiente organizacional


Quando entrou na Agropalma, Marcella encontrou uma empresa que estava timidamente começando a implantar tecnologias, que era dominada por homens e que tinha algumas resistências à inovação. Como gerente de Recursos Humanos, na época, ela fez um diagnóstico do cenário do Agronegócio no Brasil e da Agropalma no setor de óleo de palma, para propor as mudanças que eram necessárias para a saúde dos negócios.


A partir desse mapeamento, foi possível identificar os pontos positivos e negativos existentes na cultura da empresa. Então, tudo o que precisava permanecer ou, de alguma forma, ser aperfeiçoado, foi perpetuado, mas o que precisava ser excluído, ela fez gradativamente, através de um trabalho árduo de conscientização e mudança de mindset.


“O ponto principal para o sucesso da mudança que fizemos na cultura da empresa, foi a inclusão da diversidade. Com a inserção de pessoas diversas, começamos a criar um ambiente mais acolhedor, empático e respeitoso para todos”, ensina.


O segredo para gestores e empreendedores no mundo dos negócios


A principal dica de Marcella para os gestores e empreendedores em geral no mundo dos negócios é valorizar e respeitar as pessoas, pois qualquer negócio, para ser um sucesso, precisa de pessoas que trabalhem nesse propósito, e pessoas são movidas por desejos, sonhos, projetos. “Se um gestor consegue ter um cuidado especial com as pessoas do seu time, ouvindo-as, valorizando-as, ele consegue fazer com que cada uma delas se engaje e produza o resultado esperado. Ou seja, para você ser um executivo de sucesso, precisa aprender a gerir pessoas”, finaliza.


VEJA MAIS

Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page