top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Embrapa participa de evento sobre inovação e investimentos no Pará

Chefe adjunto de transferências e tecnologia da Embrapa Amazônia Oriental participará de painel sobre inovação e investimentos no Pará

Foto: Ronaldo Rosa

A Embrapa Amazônia Oriental é uma das 42 unidades descentralizadas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Atualmente, a empresa conta com mais de 409 empregados na sede da unidade, em Belém, e nos Núcleos de Apoio a Pesquisa e Transferência de Tecnologias espalhados em todas as regiões do Pará.


A Embrapa Amazônia Oriental atua através de pesquisas tecnológicas para intensificar a produção agropecuária nacional de maneira sustentável. Eles buscam nos laboratórios e nos campos, as soluções que podem melhorar a vida e a produção da população, contribuindo para o desenvolvimento equilibrado da região e colaborando na formulação de políticas públicas que colaboram para a sociedade.


Além disso, a empresa possui diversos editais de incentivo à pesquisa e ao desenvolvimento de ideias e tecnologias inovadoras que possam responder a um chamado de sustentabilidade e uso responsável dos ativos disponíveis na natureza. Um dos editais disponíveis para a inscrição no momento é o InovAmaz 2023, uma oportunidade para desenvolver soluções tecnológicas em parceria com a Embrapa Amazônia Oriental, através de diversos mecanismos de inovação. Somado a isso, a Embrapa também desenvolve financiamentos e programas de aceleração para startups.


O Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amazônia Oriental, Bruno Giovany de Maria, fala sobre a importância do incentivo a inovação. “Trata-se de um tema muito relevante para a Amazônia, haja vista, que nós estamos na maior sociobiodiversidade do mundo. Então há um grande potencial de trabalharmos com os recursos naturais para colaborar com a agregação de valor. Temos opções pra produção de bioativos, cosméticos, farmacêuticos, alimentos, além de uma série de possíveis aplicações nas práticas e processos agropecuários e desenvolvimento das plantas. Essa vasta biodiversidade faz com que a gente possa trabalhar com uma série de processos que ainda não foram descobertos. Então essa é a grande importância, poder gerar mais renda, mais distribuição de benefícios para a sociedade e gerar um impacto social que pode elevar essa região amazônica que tem tanto potencial”.


Bruno Giovany, Maria Trindade, Pádua Rodrigues e Kallil Maia, palestrantes da Exposição Negócios Inovadores

Bruno Giovany estará presente no painel “Inovação e Investimentos no Pará”, que acontecerá na Exposição Negócios Inovadores Belém – 2023, dia 10 de outubro, no Teatro Maria Sylvia Nunes, a partir das 17h. O representante da Embrapa estará dividindo o palco com Maria Trindade, Coordenadora do Programa Startup Pará; Kallil Maia, Gerente Substituto do Departamento Regional Norte FINEP; Pádua Rodrigues, Diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC) e mais convidados. O painel terá como Host Rodrigo Souza, fundador do Belém Negócios, e nele os convidados responderão perguntas a respeito das iniciativas realizadas e incentivadas pelas instituições e como o Pará pode captar mais investimentos e fomentar ainda mais o empreendedorismo local.


“A partir desse evento, nós poderemos conhecer melhor como tem sido o diálogo com as populações, de que forma o setor empresarial tem atendido as demandas da sociedade e quais são essas formas inovadoras de trabalho que podem ser incorporadas ao nosso processo de desenvolvimento e geração de conhecimento. Esperamos também, que haja uma oportunidade de criar uma rede de contatos que possa trazer novos negócios para inovação aberta junto da Embrapa”, expressa Bruno a respeito do evento.


Além do painel, a programação conta com pitchs empresariais, palestras, rodadas de negócios e muito mais. Confira a programação completa aqui.



O evento é oferecido pela BC Gestão e realizado pela Plataforma Belém Negócios em parceria com Dina Carmona e tem o objetivo de fomentar e celebrar o novo momento do empreendedorismo local trazendo discussões sobre inovação, tecnologia e sustentabilidade. Além de poder tornar os negócios inovadores nascidos na Amazônia mais visíveis.


Saiba mais sobre o evento aqui.


VEJA MAIS

Comentarios


Últimas notícias

Publique uma notícia