top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Novo programa divulga edital de inovação para a Amazônia

O edital busca de parceiros para co-desenvolver soluções tecnológicas sustentáveis para a região. A submissão de propostas segue até o dia 10 de novembro.

Foto: Ronaldo Rosa

Estão abertas as inscrições à chamada pública para "Inovação Aberta para a Amazônia", do Programa InovAmaz 2023, da Embrapa Amazônia Oriental. O edital busca parceiros da iniciativa privada (empresas, startups), cooperativas e demais produtores organizados para co-desenvolver soluções tecnológicas para a região. Podem participar parceiros de todo Brasil. A submissão de propostas segue até o dia 10 de novembro.


Este é o segundo edital ofertado pela Embrapa no Pará e aceita propostas de oportunidades de inovação em seis temas: Agregação de valor a SocioBiodiversidade; Conservação e uso sustentável de espécies florestais; Responsabilidade ambiental; Inovação social; Sistemas de produção sustentáveis; e Transformação digital. O edital prevê ainda a chamada “Oportunidade aberta”, na qual podem ser desenvolvidas tecnologias, serviços, processos e produtos que atendam demandas urgentes do setor agropecuário e florestal e que não façam parte do escopo das oportunidades de inovação definidas no documento.


A inovação aberta envolve o co-desenvolvimento de produtos, serviços e processos a partir de ideias coletivas, unindo as expertises da pesquisa, mercado e do segmento produtivo. Bruno Giovany de Maria, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amazônia Oriental, explica que a inovação aberta propicia a oferta de soluções que tenham aplicações mais práticas e aderentes ao mercado. “O grande diferencial e potencialidade deste tipo de projeto é essa colaboração entre a ciência, inovação e a aplicação dessa inovação, que parte das demandas reais dos parceiros e do mercado”, afirma o gestor. E complementa,  “aprendemos a cada dia que a capacidade intelectual também está fora das instituições de pesquisa e que o brasileiro tem um espírito empreendedor com criatividade latente, que pode e deve ser incorporada à geração de soluções tecnológicas. Esse é o mote deste edital”.


Inovamaz apresenta novidades em 2023

A edição 2023 do Programa InovAmaz traz diversas novidades e um desses destaques é a linha de inovação para validação e finalização de produtos já pré-desenvolvidos pela Embrapa, a exemplo do Filé de Pirarucu em conserva. “Essa é talvez, a maior novidade desta edição. São softwares e produtos e processos agroindustriais em fase de protótipos e de validação, para que sejam testadas em ambiente real, de uso junto ao mercado”, enfatiza Giovany de Maria.


Outra novidade é o evento de inovação e bioeconomia, a ser realizado em dezembro, em Belém (PA). Os proponentes selecionados serão convidados a apresentar sua solução de inovação para especialistas de atuação no mercado, unindo proponentes, Embrapa, setor produtivo, cadeia da bioeconomia, para que todos conheçam as propostas selecionadas no edital, e assim oportunizar o interesse de novos agentes financiadores e potenciais novos parceiros ao desenvolvimento do negócio.


Cronograma do Edital

De acordo com o cronograma estabelecido pelo edital, os parceiros interessados têm até o dia 10 de novembro para a submissão das propostas. A seleção das propostas ocorrerá entre 11 de novembro e 6 de dezembro, com a divulgação do resultado em 7 de dezembro.

A construção dos projetos de inovação aberta entre Embrapa e parceiros selecionados segue até o final de junho de 2024 e os projetos deverão ser executados no prazo máximo de até 60 meses após o início oficial do projeto, de acordo com a fonte financiadora.


Edital do programa InovAmaz 2023

Data: até 10/11

Inscrições aqui

Edital aqui

Site do evento aqui


VEJA MAIS

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page