top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Veja as 5 melhores cidades paraenses para abrir negócios inovadores

Estudo aponta quais são as melhores cidades do Pará para fazer negócios; Breves aparece entre as 20 melhores


cidades empreendedoras
Cidade de Breves, no arquipélago do Marajó

O último estudo realizado pela consultoria Urban Systems em 2022 e publicado pela revista Exame revelou quais municípios do Pará estão entre as "100 Melhores Cidades do Brasil para Fazer Negócios". O levantamento atualizado apresentou seis novas cidades paraenses, além de Belém e Barcarena, que já estavam presentes no ranking anterior.


Um destaque do estudo foi o município de Barcarena, que avançou significativamente no ranking, passando da 89ª posição para a 32ª. Outra novidade foi a inclusão da cidade de Breves, localizada no arquipélago do Marajó, entre as 20 melhores cidades brasileiras para fazer negócios no setor de serviços.


Desde a edição de 2020, o estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios passou por alterações em relação às edições anteriores, principalmente devido ao impacto da pandemia. Enquanto em 2020 os dados e indicadores relacionados à COVID-19 foram o diferencial do estudo, em 2021 surgiram os dados de vacinação, o que possibilitou uma maior reabertura dos setores econômicos nas cidades.


De acordo com os analistas responsáveis pelo estudo, o cenário macroeconômico nas cidades brasileiras em 2022 apresentou mudanças nos seis eixos econômicos analisados: comércio, serviços, indústria, construção civil, agropecuária e educação. Essas mudanças foram resultado dos impactos sofridos nos anos anteriores devido à pandemia. O ranking, baseado em critérios como dinâmica de empregos locais, indicadores de infraestrutura e potencial de atração de empresas complementares, fornece embasamento para a classificação das cidades.


Confira as 5 melhores cidades paraenses para empreender


breves

17º - Breves (Setor de serviços)


belém

24º - Belém (Setor de serviços)


barcarena

32º - Barcarena (Setor de indústria)


martituba

54º - Marituba (Setor de comércio e mercado imobiliário)


marabá

75º - Marabá (Setor agropecuário)


A pesquisa tem auxiliado investidores e empreendedores a direcionar investimentos e negócios, além de trazer ao setor público, principalmente o municipal, direcionamentos para questões que devem se atentar para auxiliar na atração de negócios.



VEJA MAIS

Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page