Ação tem parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Organização das Cooperativas Brasileiras do Pará (Sistema OCB/PA)
Fomentar ações de cooperativismo voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável no Estado do Pará está entre as atribuições da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Mineração e Energia (Sedeme), com a primeira "Rodada de Negócios - Happy Hour da Bieconomia Paraense Cooperativista”, no dia 26 de outubro, no Espaço São José Liberto (ESJL), às 16h.
A ação, realizada em parceria entre a Sedeme, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (Sistema OCB/PA), quer impulsionar os empreendimentos cooperativistas do setor agropecuário, agrofamiliar e outros serviços que integram a bioeconomia local.
Nesta primeira edição do “Happy Hour da Bieconomia Paraense Cooperativista”, as cooperativas paraenses terão a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços aos donos de Bares e Restaurantes associados à Abrasel/PA, de forma direta, produtos e serviços desenvolvidos pelos próprios produtores e profissionais cooperados (sócios) das cooperativas registradas no Sistema OCB Pará. Órgão de representação com abrangência nacional citado na Política Nacional de Cooperativismo (Lei 5.764/1971) como aquele que tem a responsabilidade legal de representar, registrar, organizare desenvolver empreendimentos cooperativistas em todos os estados brasileiros.
Os produtos paraenses são conhecidos mundialmente pelo sabor e peculiaridade amazônida, e, em geral, são produzidos por pequenos e médios produtores locais, principalmente sócios de cooperativas paraenses. Tais produtos chegam às mesas dos estabelecimentos de alimentação fora do lar que recebem empresários locais e turistas do Brasil e outros países. Esta Rodada de Negócios, pretende, portanto, tornar essa Cadeia Produtiva do Turismo, cada vez mais pujante e competitiva agregando nossas raízes, sabores e gente de valor que empreende de forma singular aos olhos do mundo.
A Abrasel é o órgão de abrangência e representação nacional com sede também no estado do Pará que congrega empreendedores do setor de Alimentação Fora do Lar (AFL). A associação já realiza eventos de “Happy Hour Empresarial” com diversos temas de interesse para os Bares e Restaurantes associados, fornecedores e públicos pertinentes a cada tema. Trata-se de um evento realizado em uma rede multissetorial temática com objetivo de alavancar negócios dos associados e das partes interessadas, tornando os empreendimentos cada vez mais competitivos.
O Projeto, realizado pela primeira vez em Belém, contará com produtores de cooperativas de diversos municípios paraenses, a exemplo da Cooperativa de Trabalho dos Agricultores Familiares do Município de Primavera (Cooprima), Cooperativa Agroindustrial da Transamazônica, ( Coopatrans/Altamira), Rede Nossa Pérola (Salinópolis), Cooperativa dos Apicultores e Agricultores (Agromel) de São João de Pirabas, Cooperativa dos Agricultores da Região de Tailândia (CART), Cooperativa de produção dos agricultores familiares de São Miguel do Guamá – Coopasmig, Turiarte - Cooperativa de Turismo e Artesanato da Floresta, de Santarém, Unisegur (Belém), Grupo Patuanú, de Breves, no Marajó e as Cooperativas Agroindustrial Frutos da Amazônia (Coafra) e Amazônia Agroindustrial (AmazonCoop), e de Castanhal.
O titular da Sedeme, Paulo Bengtson, destacou que desenvolver e implementar, de maneira sustentável, políticas públicas de desenvolvimento econômico, é uma das prioridades do governo do Pará. “A iniciativa abre um leque de oportunidades, proporciona visibilidade e posicionamento dos produtos da bioeconomia, do estado, no cenário de negócios, troca de conhecimento, além de estreitar relações com outros segmentos", disse o secretário.
De acordo com a presidente da Abrasel/PA, Isabela Lima, “uma das maiores formas de impulsionarmos o desenvolvimento regional é justamente através de parcerias como essas, aproximando o setor da alimentação fora do lar da cadeia produtiva. Evidenciando o pequeno produtor, a agricultura orgânica e com o olhar atento a cadeia produtiva nos ajudam a oferecer uma comida com mais qualidade e mais sustentável”, destacou a Presidente.
Para o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol destaca que “esse evento é um momento único para o cooperativismo paraense. As nossas cooperativas irão apresentar a potencialidade do seu produto para grandes empresários. Nós, enquanto Sistema OCB Pará, acreditamos que os resultados serão extremamente positivos e continuaremos a trabalhar para que possamos impulsionar, ainda mais, o cooperativismo”, disse o Presidente da OCB/PA.
Durante o evento, as cooperativas apresentarão produtos como mel, hortaliças, açaí, milho, chocolate gourmet, cacau, nibs, castanhas de caju, ostras, macaxeira, farinhas, polpas de frutas, legumes, verduras, ovos, artesanatos; e serviços de segurança patrimonial, agentes de portaria, fiscal de lojas, manutenção predial, serviços gerais.
A diretora de Cooperativismo (Dcoop/Sedeme), Ticianny Santos, explica que as cooperativas selecionadas foram convidadas para participar da rodada de negócios, a partir de um mapeamento realizado pela equipe técnica da Dcoop, junto aos representantes das cooperativas.
“Foram priorizados, neste momento, empreendimentos da Região Metropolitana de Belém (RMB) com capacidade produtiva e qualidade de serviços para atender ao mercado alvo em questão. Porém, outras regiões e cooperativas também estarão representadas. As demais edições desta Rodada de Negócio alcançarão novas regiões de integração para atender as áreas de atuação das cooperativas e dos associados Abrasel/PA”, disse a diretora.
Ticianny Santos destacou ainda, que a iniciativa é um canal favorável para estimular a abertura de mercados para os produtos da Bioeconomia Paraense Cooperativista junto aos estabelecimentos locais da Rede de Alimentação Fora do Lar (AFL). “É uma forma de impulsionar e valorizar a produção sustentável de produtos originários de nossas florestas e dos povos que nela vivem, em especial insumos alimentícios ou culturais, que são característicos das regionalidades e feitos por empreendedores cooperativistas paraenses. A rede de empreendimentos da AFL recebe visitantes e clientes de todas as partes do mundo para experiências gastronômicas. Com isso, entende-se ser este um canal mercadológico de grande relevância para impulsionar e valorizar a produção sustentável de produtos originários de nossas florestas e dos povos que nela vivem, em especial insumos alimentícios ou culturais (artesanatos decorativos e acessórios funcionais de cozinha e mesa posta utilizados em Bares e Restaurantes) característicos das regionalidades e feitos por empreendedores cooperativistas paraenses", acrescentou Ticianny.
VEJA MAIS
Comments