top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Negócios que têm potencial de se tornar franquia: conheça exemplos de Belém

Veja os exemplos da Ali Esfiharia e da Ei Pizza, dois negócios de Belém em franca expansão que têm potencial para se tornar franquia


Os sócios da Ali Esfiharia e da Ei Pizza comentam o potencial para se tornarem franquia (Foto: Arquivo pessoal)

A formatação de uma empresa como franquia é um passo marcante e significativo para toda organização que tenha esse modelo de negócio em sua perspectiva. Isso requer muito planejamento estratégico e uma abordagem focada. Algumas etapas essenciais para seguir, são:


  • Pesquisa de mercado: Realize uma pesquisa detalhada de mercado para identificar uma necessidade ou demanda insatisfeita que seu negócio possa atender. Analise a concorrência existente e avalie a viabilidade do seu modelo de negócio.

  • Modelo de negócio escalável: Veja se seu negócio tem a capacidade de crescer de forma significativa e sustentável ao longo do tempo, sem que isso exija um aumento proporcional nos recursos e nos custos. Esse tipo de modelo é especialmente relevante quando se considera a possibilidade de transformar um negócio em uma franquia.


A empresária paraense Ellaine Oliveira é sócia do Ali Esfiharia, um restaurante com presença em Belém, Ananindeua e Marabá, especializado na venda de Esfihas Gourmet, mesclando os sabores tradicionais de origem árabe com ingredientes da culinária paraense e outros usualmente utilizados. À véspera de completar dois anos de existência, a marca conseguiu um local de destaque no mercado de alimentação e atualmente possui quatro lojas no estado do Pará: três esfiharias Ali Esfiharia e uma pizzaria Ei Pizza, com projeção de crescimento em novas praças locais e expansão para outras cidades.


Ellaine explica que a Ali Esfiharia Belém foi criada com características favoráveis à formatação em modelo de franquia. "O layout e a padronização das lojas, os cardápios, os produtos, o atendimento... Todos esses itens são sincronizados nas três unidades existentes de forma que o público tenha a mesma experiência onde busque nossa marca", explica.


“Ou seja, de alguma forma o modelo de franquia no que tange essas características já faz parte da nossa realidade. Atualmente, trabalhamos no aprimoramento e desenvolvimento dos processos produtivos e organizacionais em busca de uma possível formatação e abertura de interessados no modelo de franchising da marca", explica Ellaine.


Ellaine conta que viu logo de cara o potencial do seu negócio (Foto: Arquivo pessoal)


Expansão


Em relação à expansão, a marca Ali Esfiharia Belém já trabalha com projeções de mais uma unidade em 2023 juntamente com uma nova linha de produtos dentro do mesmo mercado.


Hoje a Ali Esfiharia tem um mix de produtos e conta com mais de 20 sabores. Além do atendimento humanizado e dedicado ao cliente, o restaurante tem uma arquitetura temática e autoral. Caiu no gosto dos clientes, por exemplo, a famosa Esfiha Marajoara - carne com especiarias árabes e Queijo de Búfala do Marajó - criada especialmente a convite do programa “É do Pará”, da TV Liberal.


Negócios de destaque: veja dicas


Ellaine destaca algumas dicas para quem pretende desenvolver um negócio de destaque:


  • Estude o seu potencial cliente. Saiba qual a sua dor/necessidade e alinhe seu produto ou serviço e busque solucionar o problema dele.

  • Aprimore o seu produto. Ofereça algo que permita ir além da expectativa usual que o mercado oferece. Seja diferente.

  • Faça as pessoas conhecerem o que você oferece. Tenha um marketing claro, arrojado e honesto entregando de fato o que promete.

VEJA MAIS


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page