top of page
Belem-negocios-connection.gif

Negócio B2B: Como fidelizar o cliente

A jornada do cliente B2B e o posicionamento necessário da sua empresa

Business to business (B2B), é um ramo em crescimento no Brasil. O termo original em inglês, significa “negócios para negócios”, em tradução livre, e se baseia em uma forma de trabalho em que empresas prestam serviço exclusivamente para outras empresas e não para pessoas físicas.


Segundo pesquisa lançada pela plataforma de insights e análises desenvolvida pelo Google, a “Think with Google”, no último ano os negócios B2B cresceram cerca de 25%, já que, 47% dos empresários passaram a destinar mais de 20% dos seus recursos para contratar serviços de terceiros.


Dessa forma, os negócios que são B2B precisam fidelizar os seus clientes de maneira eficiente e precisa. Segundo o Google, 86% dos clientes B2B já estão com os fornecedores em mente no início da sua jornada de compra. Ou seja, antes mesmo de começar a procurar por serviços, eles já sabem quem vão considerar.


Mas como fazer para que a sua empresa esteja entre as principais na hora da escolha da contratação B2B? O Belém Negócios criou uma lista com as principais dicas para que você saiba como posicionar o seu negócio.


Confiança na marca

O estudo do Google aponta que 31% dos entrevistados falam que a confiança na marca é o principal fator na hora de contratar serviços B2B.


Ainda segundo o Google, a confiança é construída com uma forte presença online. As empresas B2B que investiram no digital tiveram 25% de retorno em contratações. Além disso, 93% dos entrevistados afirmaram que o vídeo é importante para construir confiança e 62% afirmam que os anúncios em vídeo online aceleraram as decisões de compra.


Ou seja, o que gera a decisão do consumidor está muito mais ligado à confiabilidade, à qualidade da marca e à presença no digital, do que ao valor cobrado pelo serviço.


Compreender as demandas

É importante compreender as demandas do cliente e entender quais são os momentos-chave para dar continuidade no contato com os compradores do serviço.


A maioria das pessoas busca os serviços em situações imediatas, como insatisfação e problemas (43%) ou em momentos em que o contrato está prestes a acabar (19%). Dessa forma, é essencial que a empresa saiba como manter uma comunicação contínua com o cliente, já que, em situações de necessidade imediata, a escolha será feita a partir das primeiras empresas que o consumidor já tem em mente.


Mantenha a eficiência

Os clientes se fidelizam a empresas que têm uma forte marca, presença no digital, que entendem as suas necessidades e que entregam serviços de qualidade mesmo em momentos de crise.


Manter-se ativo mesmo durante períodos sensíveis na economia ajuda as empresas a se fortalecerem e a fidelizarem os seus clientes. Segundo a pesquisa do Google, essa é a chave para passar pelo momento atual.


VEJA MAIS


Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page