top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Conheça o Projeto Mulheres Fortes do Norte, idealizado por Dina Carmona

Iniciativa surgiu para empoderar mulheres nortistas e a valorizar a cultura paraense

Dina Carmmona, empreendedora e influencer digital

O empreendedorismo feminino tem ganhado força nos últimos tempos. É o que mostra dados da Junta Comercial do Estado do Pará (JUCEPA), que em 2021 apontou que 42,36% das empresas paraenses possuem mulheres em seus quadros societários e de chefia. Nesse mesmo ano, 35.797 micro-empresas (MEI) foram abertas, representando 56,6%.


Em um cenário promissor, recheado de oportunidades, é imprescindível se posicionar e se destacar. Para isso, Dina Carmona, membro da Comunidade Belém Negócios e empreendedora digital há mais de 15 anos e produtora de conteúdo, criou o projeto “Mulheres Fortes do Norte”, cujo objetivo é empoderar as mulheres na sua real identidade. “Somos nortistas, amazônidas. Tem muita força o fato de morarmos na maior floresta tropical do mundo. Carregamos uma cultura muito forte, uma ancestralidade que traça os nossos costumes. E isso precisa ser valorizado, porque ao longo do tempo a maioria das pessoas foram tomando posse das referências do sudeste, por exemplo, se espelhando em algo que não faz parte da nossa real identidade”, explica a influenciadora.


O projeto surgiu em 2020, durante a pandemia, período em que a empreendedora digital precisou se ressignificar. “Eu já vinha atuando como blogueira, mas na pandemia me questionei sobre o meu posicionamento na internet, meu objetivo e meu propósito, pois é isso que nos move diariamente. Então fiz o projeto, porque decidi me empoderar da minha realidade. Sempre se fala em diversidade, mas nunca das nortistas. Acabamos por viver debaixo dessa invisibilidade. Aí comecei a contar as histórias de mulheres para que nós pudéssemos nos conhecer melhor e enxergar a potência que temos aqui na nossa região”, destaca Dina.


De acordo com Dina Carmona, há muitas oportunidades no atual cenário do mercado paraense, porém, é preciso estar atento para a sucateagem dos serviços. “Isso acontece porque muitas vezes acham que não somos profissionais suficientes aqui. Negociam nossos cachês, ou barganham com outras pessoas, porque não nos valorizam. Por isso a importância do projeto, pois traz essa discussão à tona, a união. Pois o trabalho de empreender é de solitude. Então a principal dificuldade é essa, compreender o nosso real papel e se empoderar desse cenário”, frisa.


A profissional acredita na potência que há no Norte e numa revolução digital. “Nossa cultura é rica, somos um povo maravilhoso. E muitas vezes nosso olhar está voltado para o que é bom lá fora. Precisamos mudar nossa percepção e ter a clareza do lugar onde moramos. Eu falo muito sobre uma revolução digital. Hoje trabalho junto com mulheres fortes, através dos meus cursos e mentorias para empoderar cada vez mais essas mulheres a ter voz no digital, a se posicionar, ter mais autoridade. Então hoje o digital é nossa maior vitrine e por isso, é através da internet que vamos romper a barreira da invisibilidade”, pontua Dina Carmona.


Exposição Negócios Inovadores

Dina Carmona é parceira na primeira edição da Exposição Negócios Inovadores - Belém 2023, que acontecerá no dia 10 de outubro, a partir das 14h, na Estação das Docas. O evento é idealizado pela plataforma Belém Negócios, e tem como objetivo empoderar os negócios inovadores que nasceram na região e que têm potencial de crescimento, além de reunir iniciativas e homenagear personalidades e empresários locais.


Rodrigo Souza e Dina Carmona, realizadores da Exposição Negócios Inovadores

O evento vai contar com um cronograma de apresentações especiais e exposição de negócios focados em tecnologia, sustentabilidade e inovação. “Estou muito feliz em poder participar de um evento desse porte e poder trazer esse diálogo tão importante para a nossa realidade hoje. Sempre falam da gente, mas sem a gente. Todas as vozes importam. Que a gente possa ter o mesmo foco”, finaliza a influenciadora.


Por Vanessa Lago


VEJA MAIS

Comentarios


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page