top of page
Belem-negocios-connection.gif

Como criar o logo perfeito para o seu negócio

Atualizado: 29 de jun. de 2021

Tipos de logo, conceitos de design e um briefing completo. O passo a passo para você criar o logo ideal para a sua empresa


Como criar o logo perfeito para o seu negócio   Tipos de logo, conceitos de designs e um briefing completo. O passo a passo que você precisa seguir para criar o logo ideal da sua empresa
Matéria número 4 da série especial "Como Criar e Crescer com Um Novo Negócio"

Muitos empreendedores esbarram nesse detalhe no início de um novo projeto e passam muito tempo tentando criar o logo perfeito. Mas é preciso seguir um briefing, entender sobre conceitos de branding design e, principalmente, definir o que deseja transmitir.


A ideia do novo negócio já está pronta, mas parece não ter vida, unicamente porque ainda não possui um padrão visual. Após desenvolver o planejamento e criar o nome perfeito da sua nova empresa, chegou a hora de criar o logo, a marca que vai representar de forma inteligente o que a sua empresa é.




Mas não é preciso colocar tudo que tem em uma só imagem. Guarde somente o que é mais essencial. Não tente utilizar muita informação, pois vai acabar poluindo o seu logo. Entenda que, neste processo, quanto menos informação houver, mais bonita e inteligente a sua marca será.



Uma imagem simples, nascida a partir de um processo complexo


O logo de uma empresa, composta por um simples ícone, letras e ou elementos visuais, tem a missão de transparecer, em questão de segundos, a imagem e conceito de um negócio. Tudo que foi pensado como por exemplo: o público alvo, a região de atuação da empresa e as características que fundamentaram o seu surgimento, agora serão representados em uma imagem que pode ser minimalista, conservadora ou abstrata. Pode conter letras, ser um emblema ou até mesmo uma assinatura.


Variáveis tipos de logo, baseados em conceitos de design


Um dos caminhos mais curtos para você desenvolver o logo da sua empresa é definir primeiramente que tipo de logo você deseja criar. Por isso, antes de falar sobre o briefing (conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento), listamos a seguir, os tipos mais utilizados de logo.


7 tipos de logos mais utilizados


Representação gráfica


As representações gráficas são logotipos compostos por um símbolo ou ícone gráfico que (geralmente) representa um objeto do mundo real. Ou seja, é algo simples e direto, como os traços de uma árvore ou uma xícara de café. Esse objeto pode contar o que a sua empresa faz ou, talvez, fazer uma referência ao nome da empresa.


como-criar-logo-ideial-empresa-negocio-belem-agencia-design-marketing

Abstratos


Os logotipos abstratos são conceituais, que fazem o público pensar.

Consiste em apenas um símbolo. Esse tipo de imagem não necessariamente imita um objeto que existe na vida real; é criado para expressar algo específico sobre a sua marca.


como-criar-logo-ideial-empresa-negocio-belem-agencia-design-marketing

Mascotes


São imagens de uma personagem ou pessoa que agem como uma representação visual da sua empresa. Pense nelas como um “porta-voz” da sua marca: grande parte da sua publicidade será centrada nelas.


como-criar-logo-ideial-empresa-negocio-belem-agencia-design-marketing


Texto ("wordmarks")


Esses tipos de logotipos são compostos unicamente pelos nomes de empresas, monogramas ou iniciais. São desenhados em algum tipo de fonte específica e dispostos de maneira inteligente, para criar a sensação de que a própria letra é uma forma única.



Letras individuais


São logotipos com uma única letra. Esses logotipos devem ser arrojados e bonitos (leia-se: bem desenhados), já que é difícil para uma única letra transmitir uma mensagem clara.


como-criar-logo-ideial-empresa-negocio-belem-agencia-design-marketing

Texto e símbolo


O nome é bastante autoexplicativo, mas os logotipos que combinam texto e símbolo incorporam tanto imagens como palavras em seu design. Os logotipos de texto e símbolo são compostos de qualquer combinação de imagens e palavras. Você pode combinar uma letra individual com uma mascote, um monograma com uma imagem abstrata… a combinação que você preferir.


como-criar-logo-ideial-empresa-negocio-belem-agencia-design-marketing

Emblema


Os emblemas têm resistido à prova do tempo, de brasões de famílias a selos reais de poderosos monarcas. Esses logotipos consistem em um texto dentro dos limites de um símbolo – geralmente um selo ou um brasão. Pense em universidades e organizações governamentais.


como-criar-logo-ideial-empresa-negocio-belem-agencia-design-marketing

O que você precisa analisar para criar o logo ideal


Como criar o logo ideal para o seu negócio? Agora que você já conhece os tipos de logos mais utilizados, chegou a hora de combinar com as informações que você guardou ou vai guardar, para criar o logo ideal para a sua empresa.


Não existe um processo definido, mas este passo a passo, pode te ajudar a entender melhor como funciona a criação de um logo e que informações você deve levar em consideração.


1. Conheça bem seu negócio

O autoconhecimento é a chave para criar um logo de sucesso para uma empresa. O empreendedor deve ter claro quais são seus diferenciais e como ele quer se apresentar ao mercado para que isso possa ser traduzido na sua marca. Na fase inicial do negócio, é comum o empreendedor ficar muito focado no produto e esquecer de olhar o mercado. Por isso, acaba não tendo uma visão muito clara de quem é a sua empresa.


2. Entenda o seu público


Para transmitir a imagem mais adequada do seu negócio, o empreendedor deve saber quem é o seu cliente e o que ele quer. É impossível agradar todos os clientes ao mesmo tempo. Saber quais são os seus hábitos, o que ele consome e o que almeja, são informações cruciais para desenvolver o logo baseado no desejo do cliente.


3. Analise a concorrência

Essa é uma dica fundamental para criar um logo, mas muitas vezes é esquecida! Entender como os concorrentes estão se apresentando é um fator decisivo para definir como posicionar-se em relação a eles. É preciso entender qual é a tendência para poder segui-la ou mesmo ir de encontro a ela.


4. Mostre a sua personalidade


A marca deve refletir a personalidade do seu negócio. Você quer vender uma imagem forte ou delicada? Feminina ou masculina? Clássica ou moderna? Estes atributos farão com que o público se identifique (ou não) com o seu negócio. Para um escritório especializado em direito tributário, por exemplo, uma fonte mais séria é importante para passar credibilidade.


5. Fique atento às cores As cores do logo também são importantes aliadas para associar ideias à sua marca. Não as escolhas ao acaso. Exemplo: amarelo remete a juventude, verde a crescimento, azul seriedade. Essas interpretações variam conforme o contexto.


6. Fuja dos modismos


Observar as tendências é importante, mas evite moldar seu logo apenas de acordo com a onda do momento. Um tempo atrás, o arco estava em todas as marcas possíveis. Quem adere aos modismos, corre o risco de ficar com uma marca parada no tempo. Isso pode acarretar custos no futuro para remodelar tudo.

 

A Abel, uma agência de marketing e design da cidade de Belém, focada em conteúdo inteligente para pequenos e médios negócios, criou este conteúdo especial, para compor a nossa série de matérias Criando & Crescendo com um Novo Negócio, que fala sobre informações úteis, ferramentas, recursos, serviços e estratégias, para quem está empreendendo em um novo negócio.


Saiba mais em www.belemnegocios.com

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page