top of page
Belem-negocios-connection.gif

Como desenvolver um bom planning para abrir uma empresa

Atualizado: 29 de jun. de 2021

Você tem uma grande ideia de negócio, idealizou na sua mente um futuro de sucesso e acha que este é o momento certo para colocá-la em ação? Saiba como fazer um bom planejamento de uma empresa antes de investir o seu dinheiro.


Como desenvolver um bom planejamento para abrir empresa?
Como desenvolver um bom planejamento para abrir empresa?

Um relatório do Sebrae, de 2014, constatou que um dos principais motivos para a falência das empresas é a falta de planejamento prévio.


“Ao abrir a empresa, parte dos empreendedores não levantou informações importantes sobre o mercado”, explica o relatório. “Mais da metade não realizou o planejamento de itens básicos antes do início das atividades da empresa”.



Diante disso, é fundamental que o empreender se dedique ao planejamento do seu negócio. Por isso, decidimos explicar alguns pontos interessantes para isso, como:


1. Faça uma análise de mercado


A análise permite determinado o quanto é atrativo um mercado para a atuação da empresa. Isso pode ser feito por meio da SWOT, técnica que possibilita definir as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que a empresa irá enfrentar.

A partir dessas informações, o empreendedor conseguirá compreender se o seu negócio, de fato, pode prosperar no mercado em que deseja atuar.


2. Teste a viabilidade da sua ideia


Imagine que você tem uma ideia realmente interessante. Só que quando aplicada a realidade não faz nenhum sucesso.


Pense também que você poderia ter uma boa ideia só que para colocar em prática seria necessário investir um recurso muito alto (e que você não tem).


Nesse sentido, a viabilidade é essencial, pois permite testar sua ideia e aperfeiçoar o produto/serviço.


3. Crie um nome de impacto para a sua empresa


O nome da sua empresa precisa refletir o produto ou serviço com que ela trabalha e o seu propósito no mercado.


Além disso, é importante que seja memorizado com simplicidade e tenha impacto no público-alvo.


Algumas dicas interessantes para escolher o bom nome são: faça uma lista de todas as ideias de nome, escolha as opções mais interessantes, questione seu público se o nome realmente é bom e avalie com sua equipe.


4. Desenvolva um plano de negócio


Plano de negócio é o documento que descreve, de forma detalhada, todas as ações que envolvem o processo de criação, construção, desenvolvimento e resultado de uma empresa que se encontra em formação, ou que pretende se transformar e expandir suas atividades.

Esse tipo de planejamento é indispensável para que um negócio ganhe vida e um de seus pontos mais importantes é a definição de seus objetivos – que deve ser feita de forma clara e objetiva.


A partir dos objetivos, que refletem as ambições dos empreendedores e onde eles pretendem chegar com o seu negócio, é possível traçar um plano de ação contendo um passo a passo do que precisa ser feito.


5. Desenvolva um planejamento estratégico


Quando conceituamos um termo, nada melhor do que contar com a ajuda de especialistas. Peter Drucker, autor do livro Introdução à Administração, define que planejamento estratégico é um processo contínuo e que permite o maior conhecimento possível do futuro.


“[Para] tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”, explica.


Para desenvolver um bom planejamento, é necessário: Transformar ideias em iniciativas concretas, prever problemas e promover a monitoração de ações. Neste artigo, explicamos exatamente como desenvolver o seu.


6. Determine os recursos necessários


Após desenvolver o plano de negócio, é hora de colocar no papel o valor para investimento inicial. Avalie quanto você tem e o quanto será necessário. É essencial fazer um planejamento detalhado, ou seja, especificar todo material, máquinas, custo com contratação de colaboração etc.


7. Encontre o local ideal para o seu negócio


O local determinará, em grande parte, o sucesso do negócio. Diante disso, a escolha deve ser estratégica. Algumas questões fundamentais para pensar são: movimentação, se o público-alvo está na região, segurança etc.


8. Desenvolva um plano de marketing


Criar um plano de marketing é realmente algo benéfico para empresas que querem crescer, mensurar resultados e atuar de forma estratégica. O documento permite aumentar as vendas, melhorar o posicionamento da marca e ainda fidelizar os clientes.


Todavia, os benefícios só poderão ser observados se o plano for desenvolvido com qualidade.


Algumas questões que não devem faltar são: análise do ambiente, público-alvo, definição da marca, posicionamento da marca no mercado, objetivos e metas, estratégias, implementação das estratégias, mensuração dos resultados.

ความคิดเห็น


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page