top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Como a imagem pessoal pode impactar no seu negócio; saiba mais

Atualizado: 20 de set. de 2023

Imagem profissional vai além da aparência física, mas engloba elementos como comportamento, comunicação, ética, valores e atitudes

Nathália Iketani, especialista em imagem pessoal e palestrante da Oficina de Negócios

Com o tema “A imagem profissional como ferramenta de comunicação”, Nathália Iketani estrategista de imagem pessoal, profissional e empresarial, com certificação nacional e internacional pela Ecole Paris/Brasil, é uma das palestrantes do primeiro encontro da Comunidade Oficina de Negócios, que acontecerá nesta quinta-feira, 21/09, a partir das 17h, no edifício Connext.


O evento é promovido pela Belém Negócios, cujo intuito é gerar networking entre empresários e pessoas que queiram abrir seu próprio negócio. Nessa primeira edição, o tema a ser abordado é “Desenvolvimento Pessoal”. Para Nathalia, que atua no ramo desde 2020, a imagem pessoal está intimamente ligada ao crescimento pessoal. “A imagem pessoal é uma ferramenta de satisfação própria, e sem dizer uma palavra você já comunica a sua personalidade através dela. Respeitando sua essência e personalidade, sem criar um personagem. Uma marca individual forte gera confiança e credibilidade às pessoas, onde você se torna autoridade no seu segmento profissional. Diz respeito a nossa reputação profissional, o quanto estamos fortalecidos em nossa área e as pessoas passam a te indicar mais”, explica Nathalia.


De acordo com Iketani, imagem pessoa e profissional estão diretamente ligados. “Só é preciso que haja um cuidado em relação ao ambiente profissional, pois há códigos de vestimentas que devem ser respeitados, o que apostar e o que evitar, precisam estar coerentes aos propósitos da empresa. Já na imagem pessoal, há liberdade em se vestir de acordo com seu estilo pessoal, podemos pensar em um ambiente de lazer, onde a pessoa usará algo que se sinta bem, confortável e estilosa. Mas lembrando que os dois estão totalmente relacionados, porém com algumas recomendações para trajes profissionais”, destaca.


Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, a imagem pessoal vai além da aparência física. “Ela envolve não apenas a aparência externa, como roupas e apresentação facial, mas também inclui elementos como comportamento, comunicação, ética, valores e atitudes. Sua imagem pessoal é a forma como os outros o percebem e é influenciada por como você se comporta, como trata os outros e como se expressa. Portanto, é importante cuidar não apenas da sua aparência, mas também do seu caráter e comportamento para construir uma imagem pessoal positiva”, ressalta Nathalia.


Investimento

Para Nathalia, cuidar da sua imagem pessoal e profissional é um investimento para alcançar seus objetivos. “É fundamental para englobar o sucesso e criar relacionamentos saudáveis em todos os aspectos da vida. Por exemplo, no mundo profissional, uma imagem positiva pode abrir portas, atrair oportunidades e construir confiança com colegas, superiores e clientes. Isso significa vestir-se apropriadamente, ter uma postura profissional, manter uma comunicação eficaz e cultivar habilidades interpessoais”, enfatiza.


Em relação ao cenário atual, Nathalia argumenta que as pessoas tem buscado mais conhecimento sobre o assunto. “Iniciei a carreira de consultoria em 2020, pouco antes da pandemia, e percebi uma crescente procura nessa área, onde as pessoas desejam ter um diferencial de mercado e muitos estão em ascensão de carreira. Então vestir-se adequadamente em determinadas ambientes os ajudam a ter uma postura mais profissional e confiante, claro que alinhando a linguagem verbal. Construir uma imagem estratégica é essencial para quem almeja se destacar e se posicionar de maneira relevante no mercado”, conclui.


Por: Vanessa Lago


VEJA MAIS

Commenti


Últimas notícias

Publique uma notícia