top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Bacia hidrográfica de Belém agora conta com aplicativo de segurança e navegação

O aplicativo NAVSEG visa reforçar a segurança da navegação em todo território nacional

Foto do lançamento do aplicativo

Nesta quarta-feira (13), a Marinha do Brasil apresentou à Comunidade Náutica de Salvador o aplicativo NAVSEG, que visa reforçar a segurança da navegação em todo território nacional. O evento de lançamento também ocorreu de forma simultânea no Rio de Janeiro, Natal (RN), Belém (PA), Rio Grande (RS), Ladário (MS), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Manaus (AM).


O NAVSEG é um aplicativo gratuito que trará mais praticidade e segurança a condutores e passageiros de embarcações que navegam nas Águas Jurisdicionais Brasileiras. A iniciativa chega para otimizar as ações da Marinha do Brasil no incremento da segurança da navegação, especialmente das embarcações de esporte e recreio.


“O NAVSEG chega para reforçar as ações da Autoridade Marítima brasileira no incremento da segurança da navegação, especialmente das embarcações de esporte e recreio. O aplicativo também pode ser utilizado por condutores de todas as embarcações de pequeno e médio portes, como as de pesca, de turismo náutico e de transporte comercial de passageiros ou de carga”, explica o Capitão dos Portos da Bahia, Capitão de Mar e Guerra Wellington Lemos Gagno.


O princípio de funcionamento do aplicativo NAVSEG se baseia na transmissão voluntária de dados específicos da sua embarcação para a Marinha do Brasil, por meio de sinal de rede de telefonia celular. Assim, o Comandante da embarcação, ao compartilhar a sua localização ao aplicativo, permite que a capitania dos portos responsável pela área onde estiver navegando acompanhe, automaticamente, a posição e dados da sua embarcação.


"Além da Marinha monitorar o trajeto em tempo real, acompanhando os movimentos da embarcação desde a sua partida até a chegada ao destino, informado com o uso do NAVSEG, a sua marina ou iate clube cadastrados no aplicativo, também receberão um e-mail informando quando iniciar sua navegação e outra informando a sua chegada, emitidos automaticamente pelo aplicativo", destacou o Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra, durante o evento de lançamento do aplicativo realizado na sede do Comando do Distrito, em Salvador.


Fonte: Tribuna da Bahia


VEJA MAIS

Commenti


Últimas notícias

Publique uma notícia