top of page

Açaí de comunidades ribeirinhas do Pará ganha mercado árabe

A feira onde a fruta é vendida possui alho preto da Estônia, noz gigante da Ucrânia, amendoim do Afeganistão e, claro, produtos brasileiros.



O açaí de produtores rurais do Pará, está fazendo sucesso em lanchonetes de Dubai. Uma reportagem do Globo Rural viajou para os Emirados Árabes para conhecer uma grande feira de alimentos voltada para o mercado muçulmano, e lá constataram que o açaí produzido por comunidades ribeirinhas do Pará, conquistou o mercado no Oriente Médio.


O programa visitou uma grande feira de alimentos em Dubai que expõe produtos do mundo todo com potencial de serem vendidos aos países árabes. Os muçulmanos, representam um mercado com quase 2 bilhões de pessoas. A feira possui diversas curiosidades como: alho preto da Estônia, noz gigante da Ucrânia, amendoim do Afeganistão e, claro, produtos brasileiros.


O Brasil, inclusive, já tem uma participação expressiva neste mercado, principalmente na exportação de carnes de frango que, durante o evento, foram servidas no tradicional pão sírio. Para chegar em Dubai, o açaí do Pará passa 45 dias em um navio, o alimento foi levado para os Emirados Árabes por um empresário brasileiro, em 2008. No início, foi bem difícil para ganhar mercado, já que ninguém conhecia o açaí na região, mas hoje é um grande sucesso.


Com informações do G1


VEJA MAIS





bottom of page