top of page
Belem-negocios-connection.gif

4 passos para obter a mentalidade ideal para uma apresentação de sucesso

Atualizado: 20 de set. de 2023

Master Coach, Filipe Frazão, define técnicas e dá dicas para se destacar no mercado profissional e impactar seu público durante uma apresentação

Filipe Frazão, sócio diretor da Febracis Pará e palestrante da Oficina de Negócios

Com o intuito de gerar networking entre empresários e pessoas que queiram abrir seu próprio negócio, nesta quinta-feira, 21, a partir das 17h, no edifício Connext, a Belém Negócios promoverá o primeiro encontro da Comunidade Oficina de Negócios, que nessa primeira edição abordará o tema “Desenvolvimento Pessoal”. Um dos palestrantes é o Master Coach Filipe Frazão, que carrega em seu currículo mais de oito anos de experiência com vendas, marketing e gestão de pessoas, além de atuar como sócio-diretor da FEBRACIS Pará.


Com o tema “Mentalidade para uma apresentação de sucesso”, Filipe, que também é proprietário da FRZ, empresa de marketing digital e que durante sua carreira profissional já acumula mais de mil horas de atendimentos individuais de Coaching, e que ainda engloba a especialização de Analista de Perfil Comportamental Assessment, definiu quatro passos importantes que serão abordados durante a oficina e que ajudarão empresários e profissionais do mercado a se destacarem no decorrer de suas apresentações e impactarem seu público.


“O primeiro passo seria mudar a comunicação verbal e não verbal. Já existem estudos científicos que comprovam que a nossa comunicação, tanto o que nós falamos quanto a nossa postura, influencia na nossa química corporal. Então quanto mais nós permitimos que, pensamentos e sentimentos de ansiedade, medo e insegurança tomem conta da nossa mente, isso vai ter um impacto negativo em nossa apresentação. Já o segundo passo seria estudar o conteúdo, ter domínio do que falar, ensaiar, para que assim possamos ter um domínio do assunto, o que trará mais segurança”, explica Filipe.


“No terceiro passo temos a Visualização, que é a questão de poder visualizar as palavras que você vai utilizar antes da apresentação, como responder a determinadas perguntas, sua postura e como vais andar pelo ambiente. E por fim temos o quarto e último passo que é a Ativação do Estado de Recursos. Nesse ponto explicarei sobre a nossa química cerebral, pois em nosso cérebro há uma farmácia interna, onde temos o controle de liberar neuro-hormônios capazes de elevar o nosso nível de execução”, finaliza Filipe.


Mentalidade de crescimento

No mercado empresarial, é preciso levar em consideração três quesitos que impulsionam a desenvolver uma mentalidade de crescimento: pesquisar, criar habito e ter atitude. “Tudo começa na pesquisa, ter referências, buscar saber quem são os melhores palestrantes do teu nicho, os melhores profissionais. Não é sobre copiar, mas aprender com essas pessoas que já trilharam aquele caminho. Depois disso devemos criar hábitos. Aprender a colocar esses hábitos em prática. Quais comportamentos são destrutivos e que estão me afastando dos meus sonhos? E por fim ter atitude, ou seja, ir e fazer acontecer, independente das circunstâncias, do medo, e da insegurança. Não parar no meio do caminho”, pontua Filipe.


Dicas

Segundo Filipe, durante uma apresentação profissional é importante aproveitar o momento. “Ficamos preocupados com o que as pessoas vão pensar sobre nós, mas é fundamental que você priorize o que você pensa sobre si mesmo, buscando impactar de forma genuína sua plateia. É o momento de se jogar, de se conectar com as pessoas”, ressalta.


Para Filipe, o marketing pessoal e profissional é fundamental. “Você precisa saber exatamente qual o público que você irá falar, e assim colocar a vestimenta correta. Sua vestimenta precisa estar congruente com o que seu público estará esperando. Saber utilizar a linguagem correta também é imprescindível”.


As tendências de mercado já não vistas como algo para o futuro, mas para serem utilizadas no presente. “As grandes empresas já procuram por profissionais que tenham essa comunicação de excelência, que sabem influenciar pessoas. Existem muitas pessoas, por exemplo, com capacidade técnica, mas com pouca capacidade emocional. Então quanto mais você aprende a gerir conflitos, a apresentar a tua ideia e a tua visão, a vender o que você acredita para as pessoas que estão ao seu redor, com certeza você irá se destacar no teu mercado, na tua empresa ou no nicho em que atua”, conclui Frazão.


Por: Vanessa Lago


VEJA MAIS


Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page