top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Você usaria o "cartão Pix" se ele tivesse essas seguintes vantagens?

O maior sistema de transações rápidas do Brasil vai ganhar uma versão offline e os recursos, inicialmente, parecem ser bastante simples. Você usaria?


Você usaria o "cartão Pix" se ele tivesse essas seguintes vantagens?
Cartão Pix será a forma mais segura de utilizar o sistema de transações rápidas (Ilustrativa)

O Banco Central (BC) está estudando a criação de um cartão físico para permitir o uso offline do Pix. A ideia é que o recurso funcione como um 'cartão de ônibus', sem a necessidade de ter conexão com a internet para fazer transações.


Segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, esta será a forma mais segura de realizar transações pelo sistema. A tecnologia de pagamento por aproximação será o principal recurso do cartão Pix, muito semelhante com a que os bancos tradicionais e fintechs já utilizam. Não será necessário também o uso de senhas, nesta modalidade somente a aproximação do cartão é solicitada para fazer pagamentos em maquinetas, por exemplo.



Ainda em estudo pelo BC, o pagamento offline deve ser lançado já no quarto trimestre de 2021. Antes disso, devem entrar em vigor o Pix Saque e o Pix Troco, com previsão de lançamento para o terceiro trimestre.

Como deve funcionar o cartão Pix e quais seriam as suas vantagens


O usuário vai aproximar o cartão do celular para transferir dinheiro online pro offline.


Vai funcionar como um cartão de ônibus, “uma tecnologia supersegura”, segundo o presidente da instituição. O cartão pix servirá para fazer pagamentos fora do mundo digital. E o que não for utilizado poderá ser transferido para o saldo de volta.


É praticamente a mesma coisa que ir até o banco, sacar dinheiro e guardar na carteira para fazer pagamentos corriqueiros.


Esta é uma maneira que o BC encontrou para chamar atenção das pessoas que ainda não utilizam o Pix, aquelas que preferem ter dinheiro em mãos e que não confiam na plataforma.


A novidade foi divulgada sem muitos detalhes em um evento online nesta quarta-feira (30).

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page