top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Margem Equatorial: A Nova Fronteira Exploratória

Entenda como a exploração de petróleo no Norte do Brasil está movimentando os negócios na região


Margem Equatorial
Foto: Divulgação GECOM/FIEPA

A Petrobras está próxima de iniciar suas atividades exploratórias na Margem Equatorial, que vai do Amapá ao Rio Grande do Norte, e seus técnicos avaliam que a produção de petróleo estimulará o desenvolvimento econômico de todos os estados compreendidos nessa faixa. Para a Bacia Pará-Maranhão há a previsão de perfuração de dois poços, a partir de 2026. Essas informações foram apresentadas pelos gestores da Petrobras em palestras na FIEPA - Federação das Indústrias do Estado do Pará, dia 1/2, e na ACP - Associação Comercial do Paraná , no dia 2/2.


A Petrobras investirá US$ 2,9 bilhões nos próximos 5 anos, para a perfuração de 16 poços na Margem Equatorial, com início a partir do 1º. trimestre de 2023, conforme o seu Plano Estratégico 2023-2027. Esses dados foram apresentados nos seminários sobre a produção na Margem Equatorial, em Belém. O gerente geral de Ativos Exploratórios da Petrobras, Rogerio Cunha, fez uma breve exposição na abertura da palestra da companhia na FIEPA: “Ao buscarmos uma nova fronteira exploratória, como a Margem Equatorial, nosso objetivo é adicionar reservas de óleo e gás, de acordo com a visão de futuro da companhia o que, consequentemente, estimulará o desenvolvimento econômico de toda a região”, explicou ele.



A coordenadora de Projetos Exploratórios, Ana Helena Anaisse, e a gerente de Mudanças Climáticas, Raquel Coutinho, palestraram sobre os “Projetos Exploratórios na Margem Equatorial e Transição Energética”. Os planos da Petrobras para a região incluem o compromisso com o desenvolvimento sustentável, como um valor para todas as iniciativas da Petrobras.


A expectativa da Petrobras em relação aos fornecedores da região foi um dos temas das falas do gerente geral de Relacionamento com o Mercado Fornecedor, Marcio Pereira. Ele discorreu sobre as premissas de contratação da companhia, baseadas em conformidade e segurança. Além disso, Márcio Pereira explicou os critérios de avaliação do Cadastro de Fornecedores da Petrobras, determinados conforme os tipos de fornecimentos e famílias de bens e serviços.


O programa da Petrobras, Conexões para a Inovação, foi o tema das palestras do gerente de Inovação Tecnológica do Cenpes, Vinicius Maia . Nas duas apresentações, ele explicou que a companhia realiza parcerias com universidades, instituições de ciência e tecnologia e outras empresas, com o objetivo de desenvolver, testar e comercializar novas tecnologias. O programa é orientado para resolver desafios tecnológicos das diversas áreas da Petrobras e o principal critério de seleção é técnico, ou seja, o parceiro selecionado é aquele que demonstra maior probabilidade de ter sucesso no desenvolvimento da solução.


Fonte: Revista Petro & Química / Petróleo & Gás

 

Conheça a Comunidade Belém Negócios. Faça networking e desenvolva novas habilidades.


Siga o nosso perfil no Instagram.

Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page