Programa selecionará 15 startups para um processo de aceleração que inclui treinamento, busca de parceiros e conexões
O laboratório de inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID Lab, e o Cubo Itaú, o maior centro de empreendedorismo tecnológico da América Latina, estão lançando a terceira edição de seu programa para acelerar as startups. O "BID ao Cubo Norte e Nordeste" está focado em startups em fase de tração ou escala, cuja equipe fundadora vem desta região do Brasil e que tem soluções inovadoras e de tecnologia intensiva, com escalabilidade e impacto social e/ou econômico.
Nesta nova chamada, o programa selecionará 15 startups que receberão treinamento por oito semanas em áreas como investimento, vendas e crescimento ou gestão de pessoal, entre outros tópicos, permitindo estabelecer uma rede de conexões com startups ligados ao Cubo e ao BID Lab, bem como com outros ecossistemas relevantes concentrados em São Paulo, tais como centros tecnológicos, espaços de co-criação, investidores ou mentores.
Leia também:
Como a diversidade é um fator chave para o "BID ao Cubo", os iniciantes fundados ou liderados por mulheres, empreendedores pretos, indígenas, LGBTQIA+ e/ou pessoas deficientes terão preferência no processo de seleção.
Morgan Doyle, representante do BID no Brasil, destacou a importância das regiões Norte e Nordeste para o trabalho do Banco no país, bem como a atenção especial do programa às questões de gênero e diversidade, de acordo com a Visão 2025 do Grupo do BID para alcançar uma recuperação econômica mais inclusiva e sustentável na região.
"Na última edição do programa, mais de 50% das startups participantes tinham mulheres como fundadoras e pudemos observar um aumento de quase 20% em relação à primeira chamada no número de inscrições de startups negras. Esses números refletem a diversidade dos ecossistemas locais e abrem novas oportunidades para os empresários. Algumas empresas registraram até mesmo um aumento de mais de 100% no faturamento após o programa", explica ele.
Renata Zanuto, co-diretora da Cubo Itaú, ressalta que "no ano passado, contatamos 22 fundos de investimento e fizemos quatro acompanhamentos individualizados das startups que participaram do programa. A colaboração entre BID Lab e Cubo Itaú em "BID ao Cubo" facilita o estabelecimento de valiosas conexões que fomentam o desenvolvimento de soluções incríveis".
Desde sua primeira edição em 2020, o "BID ao Cubo" acelerou 25 startups, alguns dos quais receberam investimentos significativos, como o Akintec, com sede em Pernambuco, que obteve financiamento do NuBank ou do programa Google for Startups, bem como o prêmio Escala Feminina. Iniciantes de conteúdo social como "Mete a Colher", dedicado ao combate à violência doméstica, e Afrosaúde, que conecta médicos negros com pacientes de todo o Brasil, participaram deste programa que busca fomentar um impacto positivo na região por meio da inovação, tecnologia e empreendedorismo.
As startups interessadas em participar devem preencher sua solicitação entre 14 de março e 10 de abril de 2022, no seguinte link. Os resultados serão publicados no dia 6 de maio. O programa terá início em 11 de maio de 2022.
Quer saber mais? Siga Belém Negócios no Instagram.
Commentaires