top of page
Belem-negocios-connection.gif

Como A Startup Mais Valiosa Do Mundo Desenvolve Suas Ideias De Negócio

Empresa avaliada em R$ 400 bi tem muito a ensinar sobre estrutura, processos e cultura empresarial


Como A Startup Mais Valiosa Do Mundo Desenvolve Ideias De Negócio
Imagem: ByteDance

Pode não surpreendê-lo ao saber que a ByteDance, empresa-mãe do TikTok, é a startup mais valiosa do mundo. Mas o TikTok não é o único triunfo da empresa.


A ByteDance tem outros 3 que eclipsaram mais de 100m+ de usuários ativos diários: Toutiao (um aplicativo de notícias), Douyin (antecessor do TikTok) e Xigua Video (uma plataforma de vídeo online).


Leia também:


Como o ByteDance está inovando em termos organizacionais?


De acordo com a Harvard Business Review, o segredo é a estrutura organizacional da ByteDance — particularmente como a empresa emprega serviços compartilhados.


Enquanto as empresas geralmente compartilham alguns recursos (por exemplo, legal, RH), a ByteDance leva-a a outro nível. A plataforma de serviços compartilhados (SSP) da empresa inclui:


  • Tecnologia que pode ser usada ou personalizada entre produtos (por exemplo, algoritmos)

  • Equipe técnica — como engenheiros e analistas de mercado — que trabalham em vários projetos em vez de uma única linha de produtos.


O objetivo da SSP é permitir que as equipes de produtos ByteDance permaneçam pequenas e focadas nos usuários, e facilitem a aplicação de lições de um produto para o resto de seu portfólio.


Alimentado por sua plataforma de serviços compartilhados...

... ByteDance foi capaz de perseguir 3 estratégias aparentemente contraditórias simultaneamente:


  • Ampla exploração: No período de 2 anos, a ByteDance criou mais de 140 aplicativos em lojas de aplicativos, abrangendo 11 verticais

  • Iteração rápida: ByteDance se move rapidamente — liberando produtos rapidamente, terminando os funcionários com baixo desempenho imediatamente e pedalando funcionários para novos produtos, conforme necessário

  • Foco seletivo: A empresa aprimora os temas por anos — antes de fazer tudo em vídeo de forma curta, a empresa se concentrou fortemente em textos e fotos

Emparelhada com a cultura baseada em dados da ByteDance, sua SSP permite que a empresa aproveite uma visão sobre vários avanços. Caso em questão — um pico de visualizações de vídeo no Toutiao levou ao desenvolvimento do Douyin, e eventualmente ao TikTok.


Como resultado...


... ByteDance foi avaliado em 400 bilhões de dólares por alguns investidores. Em 2021, a empresa atingiu 1,9 bilhão de usuários ativos em 150 países e gerou US$ 58 bilhões em receita.



A parte assustadora? A natureza dos serviços compartilhados da ByteDance é que cada produto se baseia no sucesso do passado — o que significa que o TikTok pode ser apenas o começo.


(O conteúdo original foi publicado em The Hustle)


Quer saber mais?

Siga Belém Negócios no Instagram.

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page