top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Como Colocar A Sua Empresa Na Primeira Página Do Google

Não gaste dinheiro para aparecer no Google. Com essas 5 dicas simples, você vai aprender na prática como posicionar o seu negócio na primeira página do Google



Sabe quando você pesquisa por um produto ou serviço no Google e encontra na primeira página links, imagens, endereços de lojas e até mesmo notícias relacionadas ao assunto? É exatamente isso que você quer para o seu negócio, correto? Ser posicionado nos primeiros resultados das buscas.


Se você chegou até esse conteúdo, com certeza tem um produto ou serviço para vender e está procurando formas de alcançar novos clientes através da internet.



O Google é uma das principais plataformas utilizadas pelos grandes e pequenos negócios para fazer divulgação no âmbito digital. É também o maior buscador da internet, o mais usado no mundo.


Imagina o número de pessoas que estão agora mesmo pesquisando por produtos e serviços. Agora imagina o seu negócio nos primeiros resultados.


Não sabemos o que você quer vender, mas certamente esse artigo pode ajudar o seu negócio a alcançar novos clientes.


Chegou o momento de você explorar novas estratégias, seguindo os mesmos recursos utilizados pelas grandes empresas.


Por que aparecer na primeira página do Google?


Negócios que aparecem nas primeiras páginas do Google, seja através de conteúdo de texto, anúncios, vídeos ou imagens, tendem a alcançar mais clientes e, consequentemente, a ter mais volume de vendas.


Existem diversas formas de uma empresa aparecer nas pesquisas do Google.


Vamos falar aqui sobre 5 dicas simples para exibir o seu negócio para um número muito maior de pessoas, tudo isso de forma orgânica.


Ou seja, sem fazer nenhum investimento em dinheiro.


Como aparecer nas primeiras páginas do Google


Essa é uma questão que muitos empreendedores têm em mente. Para começar, vamos falar sobre a técnica mais utilizada pelas grandes empresas. E, ao mesmo tempo, vamos descartá-la.


Vamos explicar.


O intuito do conteúdo que você está lendo é ensinar na prática:

  • Como aparecer no Google sem gastar nada

  • Como alcançar mais clientes no Google sem fazer anúncios

  • Como vender mais através do Google sem investir nada

  • Como aparecer nas principais páginas do Google sem gastar dinheiro

Como foi dito, exatamente por isso, vamos descartar a estratégia mais utilizada pelas empresas.


Se você entende um pouco sobre o que estamos falando, deve imaginar que estamos nos referindo ao Google Ads. E é isso mesmo.


Através dessa ferramenta, as empresas fazem anúncios, dando lances em palavras-chaves, para aparecer nos primeiros resultados, assim que os usuários pesquisam por elas.



Vamos usar um exemplo: plano odontológico.


Se você pesquisar por essas palavras agora mesmo no Google, os primeiros links que vão aparecer são anúncios.


Isso significa que empresas 'alugaram', digamos assim, as palavras. Deram lances para exibir seus links de forma prioritária.


Mesmo sendo uma ferramenta muito poderosa, é preciso entender como o Google Ads funciona, para que você saiba programar anúncios 'certeiros', através de palavras-chaves que vão realmente atingir os clientes que o seu negócio necessita.


Para entender melhor sobre o Google Ads, você pode fazer cursos online, como o Google Ads Para Empreendedores, onde vai aprender a usar a ferramenta e realizar seus primeiros anúncios, do zero.


Dito isso, vamos às dicas?


Muito bom saber que você está procurando estratégias para aparecer nos melhores resultados de pesquisas do Google de forma orgânica.


Os links orgânicos exibidos no Google são geralmente conteúdos que a plataforma julga ser relevante. E isso pode ser exibido de várias formas, como: notícias, imagens, vídeos, endereços, produtos, infoprodutos e mais.


Mas, primeiramente, vamos falar um pouco sobre a nossa experiência.


O site que você está lendo tem um bom relacionamento com o Google. O que queremos dizer, é que temos autoridade para falar sobre alguns assuntos.


Neste sentido, autoridade, basicamente quer dizer que somos um site bem posicionado nas pesquisas.


Para você confirmar. Faça as seguintes pesquisas e encontre o nosso site na primeira página do Google:


  • Coco Bambu em Belém, Programa StartUP Pará, Nova ponte de Outeiro, Novo Mangueirão, Aplicativo de corrida paraense, Influencer paraense, Valor para anunciar no BBB, Líder em Mosqueiro e mais...


É através dessa experiência que queremos ajudar você a também alcançar o mesmo efeito. Tudo isso na prática e sem gastar seu dinheiro.


Queremos que você entenda o passo a passo e comece a replicar na sua estratégia de marketing digital cada dica que será explicada a seguir.


Depois de um tempo, você vai começar a perceber que o Google estará notando a sua página. Receberá e-mails parabenizando pelos novos cliques vindos de pesquisas e lhe enviará também relatórios demonstrando a crescente visibilidade do seu negócio na plataforma.


Desde já, é importante você entender, que não adianta utilizar somente uma estratégia.


É interessante combiná-las para que uma se some a outra, potencializando a otimização da sua página web.


Vamos lá?


Como aparecer nas primeiras páginas do Google (sem gastar nada)


Aqui vão 5 dicas para você começar ainda hoje:


1. Conteúdo de valor (Blog)



Vamos direto na prática:


Ao pesquisar por 'Coco Bambu em Belém", os usuários do Google vão encontrar o link do Belém Negócios no primeiro resultado da busca.


A plataforma entende que o conteúdo que foi publicado por nós, mesmo há meses atrás, continua sendo o mais relevante para a pesquisa, pois fala exatamente sobre o que as pessoas estão interessadas em saber.


Mas não foi somente esse conteúdo que publicamos sobre esse assunto. Outros textos publicados no site falam sobre 'culinária de Belém' e 'dicas de restaurantes para conhecer na cidade', por exemplo.


O que queremos dizer é que costumamos falar sobre assuntos relacionados para que juntos gerem valor. Ou seja, de certa forma, o Google passa a classificar o site como autoridade no assunto, observando o conjunto de palavras que foram utilizadas.


Você também pode fazer o mesmo no seu site. Comece a criar conteúdo jornalístico sobre determinados temas.


O que é e por que produzir conteúdo de valor?


Conteúdo de valor é tudo o que é confiável, que realmente promove uma transformação na vida do leitor e lhe dá segurança de ter encontrado a resposta para sua dúvida.


Através do conteúdo de valor, você vai adquirir algumas vantagens nas pesquisas, como:


  • Se tornar uma autoridade no assunto

  • Posicionar o seu site nas melhores pesquisas orgânicas

  • Alcançar novos clientes

  • E consequentemente, converter mais vendas

Essas são somente algumas vantagens que pontuamos. No marketing digital, o conteúdo de valor vai mais além. Ele cria uma relação de confiança entre a marca e o consumidor.


Faça você mesmo:


Para criar conteúdo de valor, é preciso entender profundamente sobre o assunto proposto.


Mas, se você não tiver tempo, você pode contratar alguém para fazer isso. Para começar a criar matérias jornalísticas para o seu negócio.


Você pode publicar esse material no blog do seu site ou até mesmo enviar para outros sites especializados que publicam matérias relacionadas e pedir para direcionar links para as suas páginas (guarde essa informação).


É importante ter em mente que é um trabalho que costuma apresentar resultados a longo prazo. Mas, depois de indexado ao Google, o seu conteúdo só deixará de ser exibido se for excluído.


Ou seja, durante um bom temo, enquanto o Google entender que o conteúdo é relevante, vai posicionar de forma orgânica nas pesquisas.


Algumas dicas para criar conteúdo de valor:


  • Sempre publique conteúdo original, com as suas palavras

  • Tenha uma boa frequência de publicação

  • Ao escrever, pense mais em informar (gerar valor) do que vender

  • Utilize um título que gere curiosidade

Veja mais dicas de conteúdo para empresas aqui.


2. SEO



Pode parecer que estamos dando a mesma dica, mas não.


O SEO, sigla para Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca), é uma ferramenta para otimização de buscas. Isso pode ser feito tanto nas páginas de conteúdo que mencionamos anteriormente, quanto nas páginas fixas do site, como 'homepage' e 'sobre'.


Vamos simplificar na prática?


Pesquise 'Belém Negócios' no Google. Sim, os primeiros resultados orgânicos serão do site que você está lendo agora.


O SEO é responsável por isso. Ele é usado principalmente para palavras-chaves diretas. Ou seja, para que os motores de buscas encaminhem o usuário direto para a fonte.



Pois bem...


Não sabemos que tipo de negócio você tem. Mas vamos dizer que você tem um fábrica de porta-retratos. Não são palavras muito concorridas. Isso significa que não tem muita empresa interessada em anunciar com elas.


Por isso, vamos usá-las para orientar você:

  • Como aparecer no Google usando o SEO

  • Como colocar meu negócio no Google nas primeiras páginas através do SEO

Só mais um ponto:


Se você tem um site que vende porta-retratos e já está aparecendo na primeira página do Google quando pesquisa por 'Fábrica do Edmilson', parabéns. Isso é muito bom. O Google já é capaz de mostrar o seu negócio quando o usuário está especificamente pesquisando por você.


Mas vamos combinar que isso não é suficiente, não é mesmo?


Se alguém já conhece o seu negócio é mais fácil procurar o seu contato no WhatsApp ou no Instagram e não no Google.


O desafio é fazer que o SEO identifique a sua empresa e exiba nos primeiros resultados de busca quando o usuário pesquisa somente por 'fábrica de porta-retratos', pois, teoricamente, ele ainda não conhece a sua empresa.


É isso que você vai aprender a seguir:


Ao otimizar as páginas do seu site, você deve:

  • Pensar como cliente

  • Usar as palavras que o seu cliente usaria

Quem vai fazer a pesquisa é ele e não você.


Além de usar as palavras 'Fábrica do Edmilson', utilize também 'Porta-Retratos em Salvador', 'Lindos quadros para paredes', 'Molduras para fotos', e por aí vai.


Otimizando imagens no seu site


Todas as imagens anexadas às páginas do seu site também devem ser otimizadas para as pesquisas.


Evite usar muitas palavras. Três, quatro palavras-chaves são suficientes, isso em cada imagem.


Utilize formatos diferentes de textos e imagens para falar do mesmo assunto. Veja:


Palavras-chaves para lojas que vendem iPhone:

  • iPhone novo, preços

  • Novo iPhone Apple

  • Acessórios para iPhone


O Google precisa entender que você está utilizando um conjunto de palavras-chaves coerentes. Ou seja, que tem uma boa relação entre elas.


O SEO é uma ferramenta muito poderosa para fazer com que o seu site apareça nos motores de buscas, mas é importante que saiba: deve ser utilizada unilateralmente com outras estratégias.


Em outras palavras, o SEO é como o Reels do Instagram, você pode publicar conteúdo ali, mas não deve deixar de publicar em seu feed. Entende?


Continue combinado as dicas e logo você perceberá os resultados.


3. Links



Aqui vai uma dica simples e muito poderosa. E o melhor, também não gasta nada.


Uma estratégia muito utilizada pelos sites que aparecem nas primeiras páginas de pesquisa do Google é o Link building.


Trata-se de utilizar backlinks, ou seja, links em outros sites apontando para o seu site de maneira natural ou não (o não é anúncio).


O objetivo é conseguir relevância e popularidade nos mecanismos de busca, gerando mais tráfego e conseguindo melhores posições no ranqueamento.


Na prática:


O nosso site já faz isso com diversos outros sites, mas tudo de forma orgânica. Ao publicarmos conteúdo de valor, os outros sites capturam pequenos trechos dos nossos textos e publicam nos deles. Obviamente, mencionando a fonte. O contrário também acontece.


O que os outros sites estão fazendo é afirmando ao Google que o Belém Negócios publicou algo interessante.


E isso é muito bom, pois essa acaba sendo uma métrica de classificação que o Google utiliza para ranquear melhor os sites que mais são mencionados em outros (através de links).



Um parêntese:


O Google e outras ferramentas de buscas utilizam várias métricas para classificar a relevância de um site. O Link building é uma das mais importantes.


Faça você mesmo


Costumamos dizer que essa estratégia é como se fosse o networking dos sites. Basicamente é um site dizendo que 'concorda e assina embaixo sobre o que outro está falando'.


Você pode usar a sua própria rede de contatos, pessoas ou empresas que possuem sites, blogs, qualquer ferramenta web para fazer uma parceria, um Link building.


A nossa parceria com a Embrapa:


A Embrapa é um dos maiores sites de pesquisas científicas do Brasil, inclusive é mais acessado por outros países, como nos EUA, onde tem muito mais pesquisadores e cientistas interessados em conteúdo científico.


Mencionamos a Embrapa em alguns artigos e ela também fez o mesmo, marcando os links. Dessa forma, o Link building foi feito organicamente.


Quais são as vantagens de fazer Link building


Arriscamos em dizer que não tem outra maneira mais eficiente do Google medir a importância do conteúdo de um site. Quando um site que publica conteúdo realmente validado menciona o seu, o Google vai entender que você está no caminho certo.


O networking entre pessoas é praticamente a mesma coisa que o Link building, o networking dos sites.


Você deve preferir fazer Link building com sites que estão publicando conteúdo sério, de valor.


É interessante você fazê-lo com sites que publicam conteúdo relacionados ao seu negócio.


Exemplo: se você vende cosméticos, por exemplo, que tal fazer uma parceria com uma clínica de estética?


Você sugere:


"Podemos falar da sua clínica em nosso site e em contra partida você disponibiliza links dos nossos produtos no seu". Voilá! Parceria feita.


Lembra que pedimos para guardar a informação? O mesmo vale para o conteúdo que você produz e envia para um site de notícias. É interessante que o site faça a marcação de link, para que o leitor seja direcionado ao seu.


Aqui no Belém Negócios, temos uma página explicando como você pode publicar conteúdo, seguindo 4 passos simples.


4. Google Meu Negócio



Cada vez mais o Google está priorizando os perfis criados na plataforma Google Meu Negócio.


Ao fazer pesquisas, você já deve ter notado diversas vezes isso. Links de empresas organizados em uma área específica e em destaque.


Isso acontece porque o Google quer manter o usuário dentro de suas ferramentas, interagindo com os recursos criados por eles.


Como funciona o Google Meu Negócio


O Google Meu Negócio é um produto gratuito. É utilizado para organizar as principais informações das empresas em um só lugar, como:

  • endereço;

  • telefone de contato;

  • horário de funcionamento;

  • horários de pico;

  • notas sobre o serviço/produto;

  • perguntas e respostas;

  • vídeos;

  • imagens;

  • eventos que acontecerão etc.



Como aparecer na primeira página através do Google Meu Negócio

Aqui vão algumas dicas essenciais para você ter um bom posicionamento na plataforma:

  • Mantenha seu perfil constantemente atualizado

  • Gere interação no perfil da sua empresa

  • Use o Google Postagens

  • Permita agendamentos

  • Habilite a troca de mensagens

O recurso funciona como a página de uma rede social. Quanto mais informações você atualiza, publica e quanto mais interage com os usuários, mas a sua relevância será notada pelo Google.


A plataforma é muito intuitiva. Por isso, muitos empreendedores criam perfis sem precisar de muita orientação. Mas, pode acontecer de nunca chegarem à frente dos outros negócios.


Se você quer obter resultados mais rápidos, pode optar por fazer um curso online de Otimização para o Google Meu Negócio, para aparecer nas primeiras posições em menos tempo.


5. Vídeo



Uma das formas mais eficazes de vender, hoje em dia, é criando um poderoso vídeo. Seja ele institucional, apresentando um produto ou até mesmo explicando sobre um serviço específico.


Nesse contexto, as possibilidades são bem variadas.


Criar um vídeo para apresentar uma ideia de negócio, por exemplo, com a intenção de captar novos clientes, é considerada uma estratégia de marketing muito inteligente.


E dependendo da escassez ou até mesmo do excesso de informação encontrada ao pesquisar sobre o assunto, o conteúdo em vídeo pode 'furar a fila' e aparecer na frente de diversos outros links, no Google.


Por que isso acontece?


A grande maioria das pessoas preferem se informar através de vídeos. É muito mais provável um usuário clicar em um vídeo do que em uma matéria longa (como essa rs).


Por isso, é interessante criar vídeos bem produzidos e publicar no YouTube para também ser bem ranqueado nas pesquisas do Google.


Como criar um vídeo para o meu negócio


As redes sociais estão de prova. Os vídeos chamam muito mais atenção do que imagens e textos. Mas como criar um vídeo para o seu negócio?


É primordial você ter em mente que os seguintes fatores são determinantes para uma boa produção de vídeo:


  • A qualidade do áudio

  • Da resolução da imagem

  • A luz

  • O ambiente pode ser simples ou mais elaborado

  • O roteiro deve ser bem estruturado e maciçamente estudado por quem vai aparecer no vídeo

Além de ser bem ranqueado nas pesquisas do Google, o vídeo publicado no YouTube também estará gerando visibilidade. Isso porque a plataforma de vídeo é a segunda mais utilizada no mundo para buscas.


Só fica atrás do próprio Google. Ou seja, o alcance será bem maior se unir as duas plataformas.


Antes do vídeo ser publicado no YouTube, a estratégia de SEO também deve ser aplicada no arquivo. Existe uma área dedicada para as palavras-chaves.


Se você quiser ter um resultado muito mais expressivo, também pode optar por fazer um curso rápido de SEO para Youtube.


Além de mostrar o passo a passo da criação de um canal no YouTube, o curso mostra também como otimiza-lo usando técnicas de SEO para proporcionar um crescimento gradativo.


Conclusão


Um leitor voraz como você deve ter percebido. O artigo é um grande resumo de como trabalhar as principais estratégias para aparecer no Google sem gastar nada.


Cada dica é, na verdade, um tanto complexa. Mas o conhecimento pode ser adquirido através de duas formas: estudo e experiência.


Pense. Se você está se propondo a trabalhar um recurso para impulsionar a visibilidade do seu negócio, a melhor coisa é efetuar de forma segura, sem erros.


Por isso, em certos momentos, indicamos cursos que podem ajudar você a aprender de forma rápida e com profissionais que disponibilizaram materiais fantásticos sobre estes temas.


Pensando nisso, o Belém Negócios criou uma plataforma com todos os cursos online mencionados neste e em outros artigos. Todos os cursos são bem avaliados e de baixo custo. Cabe a você decidir o que acha interessante se aprofundar.


Mãos na massa!


Quer saber mais? Siga Belém Negócios no Instagram.

Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page