top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Evento em Belém Oferece Mentoria para Novas Ideias de Negócios

O programa é voltado à seleção de ideias inovadoras com potencial empreendedor, ainda em seu momento inicial de concepção como possibilidade de negócio


Decola Belém
Tiago da Silva - Acervo pessoal

Reconhecer, valorizar e desenvolver as ideias empreendedoras de professores, técnicos, alunos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) além de alunos de Escolas Tecnológicas do Estado é o objetivo do Decola Day, primeiro evento presencial destinado aos participantes dos 60 times aprovados na primeira fase do Edital Decola, Programa da Uepa com financiamento da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Estado do Pará (Sectet). O evento será realizado na próxima terça-feira, 29, das 8h às 18h, no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, em Belém. A programação pode ser acessada no site do Programa Decola.


Um dos destaques é a palestra de Tiago da Silva, do projeto social Mochileiro pela Educação. O jovem alagoano de Junqueiro, se define como empreendedor social. Sempre estudou em escolas públicas e desde pequeno acreditou que a educação salvaria sua vida. Ao se formar em Gestão de Recursos Humanos, Tiago resolveu colocar em prática uma ideia de viajar o Brasil distribuindo livros por escolas públicas, ONGs, aldeias indígenas, quilombos e grupos sociais de jovens reunidos. O foco são cidades onde o acesso à leitura é menos favorecido.



Tiago da Silva é graduado em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Tiradentes (Unit Alagoas), especialista em Gestão de Pessoas pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT) e especialista em Psicologia pela Unit. Na palestra Carreira e Propósito ele contará sobre os primeiros passos de carreira e empreendedorismo, a evolução do meio digital e a importância das Soft Skills nesse momento, a criatividade como forma de destaque, a importância dos livros e da educação na jornada do estudante, a trilha do pensamento empreendedor e suas competências principais para um cenário tão desafiador como o atual. “Estou muito feliz pelo convite e feliz em poder contribuir com o programa Decola. A expectativa está muito alta, li o edital e vi algumas equipes selecionadas e suas ideias e confesso que fiquei muito animado com o potencial de transformação e negócios apresentado”, elogia.


Outro destaque da programação é Davi Braga, que se define como empreendedor, escritor, palestrante, mentor e influenciador. Criador da startup LIST-IT , aos 13 anos, Davi buscava criar uma ferramenta online de agilização na compra de material escolar. A iniciativa o levou a participar do Shark Tank Brasil, reality show de empreendedorismo produzido e exibido pelo Sony Channel. Davi Braga também é fundador da Jovens Protagonistas, que presta mentoria a jovens empreendedores. Segundo seu site, foi o mais jovem participante do TEDx no Brasil, foi o mais jovem (com 16 anos) autor de livro de empreendedorismo publicado no Brasil. Em 2019, também foi eleito um dos jovens mais influentes do Brasil pela Forbes under 30.


A programação do Decola Day é voltada apenas aos aprovados na primeira fase do Edital Uepa 60/2022. Cada uma das 60 equipes é formada por 4 integrantes. O Programa ainda conta com o apoio de mentores e instituições parceiras. No total, o evento calcula alcançar cerca de 350 pessoas diretamente envolvidas nesta primeira etapa.


O Programa Decola tem como finalidade estimular a comunidade acadêmica e alunos de Escolas Tecnológicas a propor ideias criativas com potencial empreendedor para solucionar problemas sociais, ambientais e econômicos, conforme os objetivos de Desenvolvimento Sustentável, através de produtos, serviços ou processos inovadores. Os aprovados no Programa recebem suporte financeiro e mentorias para fomentar e materializar a ideia de empreendimento. A realização é da Uepa com financiamento da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET), além de apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA).



Veja também:

 

Conheça a Comunidade Belém Negócios. Faça networking e desenvolva novas habilidades.


Siga o perfil do Belém Negócios no Instagram.

Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page