top of page
Belem-negocios-connection.gif

Confira 7 estratégias para elevar o faturamento do seu negócio

Investir em uma liderança estratégica e focada em resultados é uma das habilidades que todo empreendedor precisa aplicar em seu negócio; saiba mais

Roberto Xerfan, CEO da Xerfan Advocacia

De acordo com o Mapa de Empresas, divulgado pelo Governo Federal, nos primeiros quatro meses de 2023 mais de 700 mil empresas foram fechadas no Brasil. O número representa um aumento de 34% no fechamento de empresas em relação ao mesmo período de 2022.


Em entrevista para o portal O Globo, o consultor de negócios Carlos Rogério da Costa afirmou que a falta de capital de giro e o baixo volume de vendas são os principais motivos de fechamento de pequenas e médias empresas.


Pensando nisso, o Belém Negócios elaborou um passo a passo para que você aumente o faturamento do seu negócio e consiga expandir e planejar voos mais altos. As informações são baseadas em negócios de sucesso de empresários da Região Norte que fazem parte da mentoria BlackStage, realizada pelo Belém Negócios.


Invista em uma Gestão Estratégica


A gestão estratégica permite definir metas claras, direcionar recursos de maneira eficiente, adaptar-se às mudanças da empresa e alinhar a organização para alcançar o sucesso a longo prazo.


Sem a gestão estratégica a empresa pode não conseguir seguir o seu planejamento, correndo o risco de não alcançar o seu potencial máximo.


Fortaleça e aprimore o controle do seu caixa


Esta etapa é crucial para garantir estabilidade financeira, lidar com imprevistos, aproveitar oportunidades de crescimento e investir em inovação. Permitindo uma base sólida para enfrentar desafios e prosperar no mercado.


Um caixa controlado e bem estruturado permite que o gestor tome ações mais ousadas e concretas que visam o crescimento da empresa. Geralmente, o caixa é o parâmetro para o crescimento do seu negócio, não deixe que ele fique desorganizado!


Forme novos líderes para cada setor


É essencial para garantir a continuidade do negócio, seu crescimento e o sucesso da empresa. Líderes bem preparados inspiram e guiam seus times.


Quando o gestor forma novos líderes que vem a partir da própria empresa, ele consegue desenvolver e reter os talentos. Dessa forma, também é mantida a cultura organizacional do negócio, gerando um maior engajamento por parte dos colaboradores. Por isso, invista em novas lideranças.


Invista em capital humano


O capital humano é crucial para atrair, desenvolver e reter talentos qualificados. Isso aumenta a produtividade, melhora a qualidade do trabalho, e torna a empresa mais competitiva e adaptável às mudanças do mercado.


Sem contar que esse capital humano pode se tornar uma futura liderança e impulsionar a sua empresa a ir cada vez mais longe.


Crie uma cultura organizacional definida


A cultura organizacional é a definição dos valores, normas e comportamentos compartilhados dentro de uma empresa. Ela molda a identidade, influencia a maneira como os colaboradores interagem e tomam decisões.


Envolva os seus colaboradores ao redor da cultura da sua empresa e crie uma identidade no mercado. Isso promove engajamento, alinhamento de objetivos e diferenciação no seu negócio.


Estabeleça um time comercial vencedor


Um time comercial deve ser altamente motivado, ter habilidades de comunicação e entender as necessidades dos clientes. Esses colaboradores não apenas alcançam metas de vendas, mas também fortalecem a reputação da empresa e contribuem para a competitividade do negócio.


O seu time comercial precisa estar inserido na cultura organizacional da empresa, além de ter um líder capacitado e colaboradores envolvidos e dedicados.


Aplique estratégias que valorizem a experiência do cliente


A primeira impressão é a que fica, por isso, a experiência do cliente é extremamente importante. Isso influencia diretamente a percepção da marca, na fidelidade do cliente e no sucesso da empresa.


Uma experiência positiva cria laços emocionais e promove recomendações positivas, aumentando a retenção de clientes e prospecções futuras, além de auxiliar o seu time comercial.


Conclusão


Uma das formas de entender e aplicar tais estratégias de forma mais assertiva no seu negócio é participando de mentorias com empresários que já possuem bastante experiência de mercado. Na região Norte, especificamente, a mentoria BlackStage, desenvolvida pela plataforma Belém Negócios, reuniu grandes empresários e executivos que lideram marcas que são destaques em segmentos como construção, distribuição, varejo, advocacia, agronegócio e consultoria empresarial.


A mentoria foi lançada em abril deste ano e já conta com a primeira turma, com encontros presenciais de agosto a dezembro de 2023.


O projeto é baseado totalmente em troca de experiências, em networking qualificado e aborda temas como gestão estratégica, liderança, finanças, gestão de pessoas, cultura organizacional, vendas e sell-out.


Entre os mentores estão Claudinho Batista, CEO da Jurunense; Igor Moreira, Diretor Executivo da Leal Moreira; Roberto Xerfan, CEO da Xerfan Advocacia; Marcella Novaes, Diretora Operacional da Agropalma; Calio Pereira, Diretor operacional da Dismelo e Elaine Cardoso, sócia da BC Gestão.


Roberto Xerfan, um dos mentores do BlackStage, comentou no encontro inicial do projeto a expectativa que tem: "quando o BlackStage foi me apresentado, fiquei bastante empolgado com as possibilidades. Não conhecia nenhuma mentoria com essa estrutura na nossa região. É preciso entender que as experiências que serão trocadas durante os encontros se tornarão divisores de água, tanto para os mentorados quanto para os mentores".


Xerfan, será o mentor do próximo encontro do BlackStage e compartilhou um pouco do que ele abordará sobre liderança. “Exercer a Liderança é assumir as boas práticas, primeiramente em si mesmo, para depois refletir isso nos liderados, impulsionando o grupo para seu aperfeiçoamento pessoal e profissional, de forma a extrair ao máximo as qualidades intrínsecas e técnicas em prol do negócio. Para isso é necessário que o Líder esteja inserido e capacitado na sua realidade, ter passado pelo “Skin in the game”, ou seja, tenha coragem de enfrentar desafios”.


Assista ao primeiro encontro do BlackStage:



Conheça o BlackStage. Acesse www.belemnegocios.com/blackstage.


VEJA MAIS


Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page