top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Como Planejar suas metas para 2023

Consultor de carreira dá dicas de como traçar metas e concretizar sonhos profissionais para o próximo ano


Dicas de Carreira, planejamento profissional
Consultor de carreira da ESIC Internacional, Alexandre Weiler

O planejamento de metas é algo fundamental para entendermos e alcançarmos os nossos objetivos e, com a chegada de mais um ano, é hora de avaliar o que passou e analisar o que devemos fazer daqui para frente.


Para o consultor de carreira da ESIC Internacional, Alexandre Weiler, o planejamento é essencial para estruturar um plano pessoal e de carreira que tenha o potencial de ser o mais eficaz o possível, oferecendo dentro de um período de tempo, parâmetros que possam ser mensurados. “Ao realizar um planejamento, mesmo que simples, as chances de alcançar o objetivo são maiores. Muitas vezes os sonhos de uma viagem, a compra de um carro, ou o crescimento na carreira e nos estudos ficam adiados por anos devido a não haver um planejamento correto. E por mais que seja algo que deva ser sempre analisado, ao chegarmos próximos ao final do ano, fica mais fácil colocar uma barreira de tempo que nos permite analisar, reavaliar e programar tudo aquilo que queremos”, afirma.



Alexandre conta que a melhor maneira é separar as metas em etapas, usando para isso um espaço de tempo real, possível e ao mesmo tempo desafiante. Além disso, é também fundamental colocar tudo no papel, fazendo um plano de ação. Com isso é possível obter resultados muito mais rápidos, com um mínimo de estresse. “Tirar um tempo para analisar aquilo que já conquistou ajuda a entender os próximos passos. Planilhas que fazem relação com finanças podem ajudar a entender sobre o custo daquele sonho e o quanto você terá que economizar para alcançá-lo. As opções são várias, mas o importante é organizar tudo num local acessível, onde será possível fazer a análise periódica ao longo do ano, seja para a carreira, seja para o pessoal”, reforça.


Dicas para colocar as metas no papel e traçar diretrizes para concretizá-las:


Autoconhecimento: primeiro de tudo é importante saber quais são as suas necessidades, potencialidades, oportunidades e ameaças, somente com isso é possível entender o que é essencial para o sucesso, tanto na vida pessoal quanto na carreira.


Crie metas possíveis: metas concretas e realistas são fundamentais, para isso defina o tempo necessário para concluí-las, dividindo-as em metas menores se for preciso, e em um prazo de no máximo 12 meses.


Faça um plano de ação: defina quais são as suas metas, dividindo-as ao longo dos três trimestres do ano. Prazos são fundamentais.


Deixe as anotações visíveis, seja no desktop do computador ou no bloco de notas do celular e crie alertas para lembrar dos prazos.


Desmembre todas as metas e responda perguntas assertivas sobre elas como: o quê, quem, quando, onde, como, quanto e por quê. Com isso é possível prever os desafios das etapas.


Revise periodicamente e, se precisar, faça ajustes na “rota”: metas não são coisas engessadas e podem mudar conforme a necessidade. Defina um dia do mês para revisar o seu planejamento e verifique as etapas executadas, os resultados alcançados e se há necessidade de priorização ou adaptação.


Tenha prazos e indicadores: definir prazos é fundamental para que haja uma avaliação realista. No caso de etapas mais críticas, priorize um acompanhamento diário.


Invista em conhecimento: adquirir conhecimento sobre aquilo que se pretende é ponto fundamental para entendermos sobre o caminho a ser traçado. Para isso invista em cursos rápidos, graduação, pós-graduação, módulos específicos e o que achar necessário para aperfeiçoar o seu conhecimento. Aprender é fundamental.


Atualize-se: busque conhecer sobre as ferramentas digitais e tudo o que possa ajudar a potencializar a sua carreira e sonhos.


Invista em networking, principalmente com pessoas da sua área de interesse. A troca de experiências encurta caminhos e ajuda a identificar oportunidades.



Veja também:

 

Conheça a Comunidade Belém Negócios. Faça networking e desenvolva novas habilidades.


Siga o nosso perfil no Instagram.

Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page