top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

5 Processos Fundamentais para o Sucesso do Seu Negócio

Leo Horta, sócio-fundador da Maitreya, explica passos importantes para alavancar positivamente o negócio em uma fusão e aquisição


São Paulo, 22 de novembro de 2022 – Ao contrário do que muitas empresas pensam, o combustível para um M&A de sucesso não está somente restrito aos objetivos tangíveis, como o planejamento estratégico, crescimento de receita, valor agregado e redução de custos operacionais, mas também aos fatores intangíveis que são fundamentais para o sucesso nessa jornada, entre eles: avaliação da cultura organizacional, sinergia entre as companhias, integração de pessoas e grupos, entre outros.


Para caminhar na transformação do negócio e assim planejar a estratégia do valuation, é necessário realizar ações voltadas para a operação e o capital humano desde o início da fusão.



E pensando em auxiliar as empresas para o sucesso no M&A, Leonardo Horta, sócio-fundador da Maitreya, consultoria empresarial que estrutura e prepara as empresas para o seu real crescimento, elencou passos importantes para alavancar seu negócio no mercado positivamente. Confira!


  • Diagnóstico profundo estratégico e operacional. O primeiro passo para ter sucesso no M&A é ter uma análise profunda estratégica e operacional do que sua empresa quer para o futuro e qual o objetivo principal para essa aquisição. Para confirmar qual a lógica estratégica por trás da possibilidade de uma aquisição, é preciso responder a três perguntas: Quais são os objetivos estratégicos? A aquisição é a solução adequada? Quais são seus pontos fortes transferíveis? Após essas análises, é importante não economizar tempo e recursos para a preparação da transação e identificar os pontos fortes e fracos na sinergia desse processo tanto estratégicos quanto operacionais.


  • Ter claro quais são os principais objetivos para necessidade da aquisição. Ao definir o objetivo, é necessário levantar os critérios, propósitos, valor agregado e os diferenciais que a fusão entre as organizações trará para as empresas unificadas. Com isso, é necessário determinar as prioridades, elencando quais são os pontos essenciais para o real ganho de sinergia dos negócios.

  • Entender e alinhar a cultura organizacional. É crucial que ao iniciar a fusão os líderes trabalhem fortemente no processo de integração cultural entre as duas organizações, não somente para facilitar os ganhos imediatos esperados na fusão, mas para garantir que na integração todos se sintam parte do processo, evitando choques culturais e comportamentais relevantes que acabam por colocar as sinergias de valor agregado em segundo plano.

  • Assessment e condução transparente das pessoas e processos para integração. Complementando e integrando a etapa de cultura organizacional, as companhias devem considerar em suas estratégias de fusão a avaliação de pessoas das suas empresas, entendendo as habilidades e capacidades das equipes. Avaliando assim, as questões estratégicas e operacionais do negócio para garantir uma fusão bem-sucedida. Essa etapa é primordial ao sucesso e que poucas organizações realmente se aprofundam antes da aquisição.

Vale destacar que baseado no assessment, é possível aumentar o suporte e desenvolver pontos essenciais para a sustentabilidade organizacional das empresas integradas, assim como reforçar a retenção de talentos e clientes.


  • Etapas de risco que levam a mitigação da fusão e aquisição. Fundamental para o sucesso do M&A, nesta etapa é de extrema importância que as companhias construam o mapa de risco da operação, com o objetivo de investigar e entender os perigos e ameaças da transação por diversas perspectivas, entre elas:

    • Governança clara do novo negócio e da transição;

    • Due dilliegence e suas fórmulas de ajuste pré e pós compra;

    • Forma de pagamento alinhada à definição de risco e timeline;

    • Liabilities levantados na transação de M&A;

    • Mapa dos possíveis problemas e dificuldades;

    • Clareza do valor agregado da transação e seus diferenciais competitivos a serem preservados;

    • Preparar e direcionar o Capital humano e intelectual para conduzir a integração garantindo a atenção e ação sobre os pontos anteriores.

Portanto, o sucesso no processo do M&A se dá por meio de um diagnóstico bem trabalhado previamente, sendo que os compradores definem as metas de sinergia desde o início da transição em conjunto com o plano de integração.


Veja também:

 

Conheça a Comunidade Belém Negócios. Faça networking e desenvolva novas habilidades.


Siga o perfil do Belém Negócios no Instagram.

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page