top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Como calcular o valor do seu negócio

Atualizado: 29 de jun. de 2021

Método JK: Especialista cria ferramenta que avalia o valor real de uma empresa/startup

Como calcular o valor do seu negócio. Descubra qual é o valor da sua empresa através de ferramenta gratuita.
João Kepler é investidor anjo e autor de oito livros sobre negócios (Imagem: Reprodução)

O processo que define o valor de um negócio é chamado de Valuation. Termo em inglês para "Avaliação de Empresas", "Valoração de Empresas" e "Arbitragem de Valor". É uma especialidade do ramo de finanças que estuda o processo de avaliar o valor de determinado ativo, financeiro ou real. As avaliações podem ser feitas sobre os ativos ou sobre passivos do negócio.


O que são passivos e ativos?


Essas informações são o fundamento do balanço patrimonial de todo empreendimento. Bens, créditos e direitos de uma entidade econômica.

A principal diferença entre os ativos e passivos estão nos fluxos monetários da empresa. Enquanto os ativos são relacionados aos meios de rendimentos e que trazem benefícios, os passivos são saídas de dinheiro pelos gastos e despesas que a empresa teve de fazer.



Como calcular o valor da sua empresa através de um método simplificado


Segundo o especialista de negócios João Kepler, CEO da Bossainvest, ️apresentador do Reality Show O Anjo Investidor e autor de oito livros sobre negócios e finanças, existem diversas metodologias para calcular o valor de um Projeto, Empresa ou Negócio. Muitas informações são levadas em consideração para se chegar a um resultado preciso. Métodos mais modernos utilizam valores baseados em resultados, projeções, na necessidade de investimento, nos fatores técnicos, de risco e de sucesso.

Para facilitar este processo, João Kepler criou uma ferramenta simples e automatizada que ajuda os empreendedores a saber quanto vale o seu negócio.

Ele lançou o site Valuation.sme, uma ferramenta gratuita que realiza o cálculo utilizando o Método JK, de sua própria autoria. O método é uma abordagem completa e analítica, que consiste em um conjunto de dados inseridos em quatro (4) blocos: Overview, Financials, Scorecard e Risks.

O especialista defende que “a ferramenta é autodeclarada, ou seja, se não colocar os dados certos, o resultado não sairá correto”.

“Para descomplicar, criei esta ferramenta simples e automatizada, que ajuda os empreendedores a saber quanto vale o seu negócio”, explica ele. “Se avaliar empresas maduras, para as quais dispomos de quase todas essas informações, já não é apenas uma ciência exata e depende também do know-how do avaliador, então como avaliar uma Startup, que normalmente possui um histórico muito limitado e por vezes sequer ainda tem receitas?”.


Método JK: Especialista cria ferramenta que avalia o valor real de uma empresa
A ferramenta criada por João Kepler tem mecanismo modernos para descobrir o valor de startups

Para fazer o valuation das Startups, a ferramenta utilizada valores baseados em resultados, projeções, na necessidade de investimento, nos fatores técnicos, de risco e de sucesso. A estimativa é baseada em cada aspecto e dados inseridos que resultam em um cálculo interno levando em consideração pontuações, múltiplos, critérios com seus respectivos pesos, indicadores e comparáveis.

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page