top of page

UFPA Lança Plataforma De Governança Digital

Atualizado: 15 de jan. de 2022

Site deve concentrar todas os passos da instituição em relação aos avanços digitais que ocorrem atualmente


UFPA Lança Plataforma De Governança Digital
Foto: Thiago Pelaes / UFPA

A UFPA lançou a plataforma Governança Digital na Universidade Federal do Pará, com a intenção de organizar e planejar as mudanças digitais em seus projetos e objetivos estratégicos. Com isso, a instituição quer deixar a Universidade atualizada sobre o tema, acompanhando as regulamentações que ocorrem a cada dia.


Governança Digital é um conjunto de sistematizações – regras, processos e ações que buscam a eficiência no uso de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).


De acordo com o vice-reitor da UFPA e presidente do Comitê de Governança Digital, Gilmar Pereira da Silva, Governança Digital:


“É essencial para o desenvolvimento da Universidade porque normatiza as atividades e ações da Universidade, permitindo uma gestão racional e dinâmica dos processos, oportunizando uma leitura orgânica da política de Governança Digital da Universidade”.


O Comitê de Governança Digital da UFPA (CGD) é presidido pelo vice-reitor da Universidade, e tem como membros os pró-reitores de Ensino de Graduação (Proeg); de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp); de Extensão (Proex); e de Relações Internacionais (Prointer); além do Diretor do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTIC) e do encarregado de Dados Pessoais na UFPA.


Atuação - O CDG tem atuado na implementação de melhorias no uso da tecnologia a favor da Universidade e na atualização dos serviços digitais, em busca de mais eficiência e transparência. Como resultado deste trabalho se tem as recentes aprovações de políticas e instruções normativas para os diversos serviços de TIC da UFPA, seguindo as legislações em vigor no Brasil, que são: Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Segurança Cibernética, Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), Políticas de hospedagem e backup de dados, Política de desenvolvimento de softwares, Instruções normativas para de e-mail e uso de recursos de TIC, entre outros.


Essas e outras informações agora podem ser acessadas por toda a comunidade universitária, disponibilizada pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA.


Nela estão informações sobre o CGD, o Comitê de Segurança da Informação (CSI), a LGPD, o PDTIC e o Grupo de resposta a Incidentes de Segurança (CSIRT). Documentos com as políticas, planos, instruções normativas e atas de reuniões também estão disponíveis no site.


Para saber mais, acesse https://governancadigital.ufpa.br.


(Com informações da Assessoria de Comunicação do CTIC/UFPA)


Você já segue Belém Negócios no Instagram?

bottom of page