top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

UFPA Inaugura Centro Interativo de Ciência e Tecnologia da Amazônia

Espaço tem 20 salas, incluindo salas de aulas e de oficinas, de telescópios, de experiências, de secretaria e coordenação; conheça




A Universidade Federal do Pará inaugurou o Centro Interativo de Ciência e Tecnologia da Amazônia (CICTA) na última sexta-feira, 17 de junho. O prédio, que abriga laboratórios, experimentos e projetos da Faculdade de Física da UFPA, voltados à formação científica de estudantes de todos os níveis educacionais, está localizado no setor básico da Cidade Universitária, em Belém, no bairro do Guamá. São dois andares, com uma estrutura de 20 salas, incluindo salas de aulas e de oficinas, de telescópios, de experiências, de secretaria e coordenação, além de um auditório.


O CICTA nasce da experiência de vários projetos, a começar pelo Laboratório de Demonstrações (LabDemon), aprovado inicialmente em 2004. Depois vieram o Núcleo de Astronomia (Nastro), o Museu Interativo da Física (Minf) e o “Física na Escola”, todos com quase 20 anos.


Veja também


Hoje, o CICTA, tem capacidade para receber até 200 alunos de escolas da rede pública para interagir com a Ciência na forma de experimentos, observações astronômicas e muita informação científica. Os projetos abrigados no Centro são também extensionistas e têm como objetivo ensinar a Física de forma divertida, oferecendo oportunidades para estudantes de licenciaturas e inspirando pequenos e futuros cientistas a definirem e planejarem suas carreiras.


Segundo o professor Luís Crispino, muitos dos projetos de experimentação que hoje estão à mostra no CICTA foram produzidos a custo zero, a partir de materiais recicláveis, mas também há equipamentos de ponta. Tudo agora estará disponível para conhecimento e visitação do público. Além disso, o CICTA atuará como um importante local de formação e capacitação para a atuação de pesquisadores em escolas da rede pública, ampliando, assim, o acesso de estudantes da educação básica à Ciência produzida na Universidade.


Interação - Em visitação ao Centro, o reitor e o vice-reitor da UFPA e o prefeito de Belém interagiram com os experimentos que hoje formam o acervo do CICTA, desenvolvido ao longo dos anos com a força de vontade dos membros do Centro e com o financiamento de editais, além do apoio da Universidade.


Em uma das salas visitadas, os presentes puderam experimentar telescópios, estruturas que ensinam a lei da gravidade, o funcionamento da projeção cinematográfica e muito mais.



Para saber mais sobre o CICTA, acesse www.cicta.ufpa.br


Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA

Fotos: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia