top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

TikTok lança plataforma gratuita para capacitar 25 mil empreendedores e criadores de conteúdo

Projeto criado em parceria com empresa Digital Favela é aberto para o público geral, mas busca beneficiar, principalmente, moradores de regiões periféricas


tiktok plataforma capacitar empreendedores

Pequenos empreendedores e criadores de conteúdo poderão contar com uma ferramenta de formação gratuita para aprimorar suas atividades de trabalho: a Cria Que Cria, plataforma lançada pelo TikTok em parceria com a Digital Favela, empresa focada em influenciadores de regiões periféricas. A plataforma online de aperfeiçoamento foi anunciada nesta quinta-feira (21/3) e está com inscrições abertas.


Ao todo, serão disponibilizadas 25 mil vagas. Os interessados podem fazer a inscrição até o dia 31 de julho, ou até o preenchimento total das vagas. Os selecionados terão acesso a conteúdos de formação para aprender como impulsionar seus negócios por meio do uso otimizado do TikTok e de suas ferramentas. As aulas, divididas em sete módulos, serão focadas em monetização, marketing, identificação de nicho, entre outros temas.


Segundo o TikTok, o projeto busca atender empreendedores e criadores em um contexto no qual as redes sociais se tornam ferramentas de exposição e crescimento cada vez mais importantes. Segundo dados divulgados pela empresa no ano passado, 82% dos usuários disseram já ter descoberto uma pequena ou média empresa no TikTok antes de vê-la em outro lugar.


O programa também leva em conta a motivação de moradores das favelas para emancipação financeira por meio do empreendedorismo. Segundo dados do Data Favela de 2023, 5,2 milhões de pessoas que vivem em comunidades pelo Brasil já empreendem, e 6 milhões sonham em empreender.


“Queremos encorajar que empreendedores e empreendedoras, sobretudo quem mora em favelas ou regiões menos favorecidas, e que muitas vezes empreendem por necessidade, aproveitem ao máximo as oportunidades que nossa plataforma oferece. E não queremos apenas encorajá-los, mas também ajudá-los a se preparar e extrair o máximo das ferramentas para alavancarem seus negócios", diz Silvia Belluzzo, diretora de Marketing de Negócios para PMEs do TikTok na América Latina.


Premiação em dinheiro

Além de participar da plataforma, empreendedores poderão acessar o concurso TikTok Empreende. A competição foi criada em parceria com o Sebrae para reconhecer histórias inspiradoras de empreendedores no TikTok e distribuir R$ 1,5 milhão em premiações.


Para concorrer, o interessado precisa postar um vídeo público de até 10 minutos no TikTok, contando uma história inspiradora com resultados concretos para o seu negócio com o uso da plataforma. O conteúdo deve conter a hashtag #TikTokmefezempreender e/ou #EmpreendanoTikTok na legenda. O concorrente também precisa preencher um formulário de inscrição disponível neste link e aguardar o resultado. Para este concurso, as inscrições estarão abertas até dia 31 de março.


No total, serão escolhidos 300 vencedores. Eles serão premiados com cartões virtuais no valor de R$ 5 mil e com uma capacitação de 12 horas do Sebrae-SP, com foco em comportamento empreendedor, finanças e inovação. Além disso, todos os inscritos no desafio ganharão acesso a um curso online de 3 horas do TikTok.


Pequenas empresas grandes negócios


Leia Mais:



Comentários


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page