top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Entidade Realiza Testes Para Identificar Pessoas Super Inteligentes; Como Participar

14 cidades brasileiras terão locais para a realização das provas individuais; veja


Entidade Realiza Testes Para Identificar Pessoas Super Inteligentes; Como Participar
Imagem: Unsplash

Associação Mensa Brasil faz mutirão de teste de admissão em dez cidades brasileiras para identificar indivíduos com altas habilidades no País. O teste será aplicado no dia 28 de maio, às 10 horas.


Veja também:



A Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas e profissionais de altas capacidades intelectuais no País, vai intensificar as atividades para identificar pessoas com altas habilidades (superdotadas), popularmente chamadas de “superinteligentes”.


A entidade promove um mutirão de testes de admissão com avaliação de QI (quociente de inteligência) em 14 cidades brasileiras.


As avaliações são destinadas às pessoas acima de 17 anos e que estejam cursando ou que tenham formação de ensino superior. O local do teste é informado de maneira individual e privada aos inscritos.


Os testes são feitos sempre de forma presencial, conforme determina diretriz do Conselho Federal de Psicologia (CFP), e seguem todos os protocolos de segurança sanitária.


A associação é afiliada brasileira oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto quociente de inteligência (QI) do mundo. A entidade está presente em cerca de 100 países e conta com, aproximadamente, 145 mil membros.


Segundo Rodrigo Sauaia, presidente da Associação Mensa Brasil, o tema altas habilidades/super dotação é de suma importância para o País.


“A inteligência é ferramenta cada vez mais estratégica para o desenvolvimento e a evolução da sociedade, em todos os campos da vida humana. Por isso, precisamos identificá-la e fomentá-la no Brasil. Com isso, poderemos usar essas capacidades em benefício dos indivíduos e da humanidade”, explica Sauaia.




Um dos principais mitos sobre pessoas superinteligentes é de que se trata de um grupo homogêneo, com personalidades e históricos parecidos. Em realidade, o alto QI está presente em diferentes etnias, gêneros, classes sociais, níveis de escolaridade, situações econômicas e em personalidades com as mais variadas visões de mundo.


“Isso faz da nossa entidade um ambiente muito diverso, dinâmico e inclusivo”, comenta Sauaia. A Associação Mensa Brasil tem levantado dados e informações, para ajudar a traçar um perfil dos superinteligentes no Brasil.


Em média, a população brasileira apresenta QI de 100 pontos, com variação de 15 pontos para mais ou para menos, ou seja, numa faixa entre 85 e 115 pontos. Pessoas com altas habilidades e super dotação apresentam QI muito acima dessa média. Os valores podem variar para cada país e também de acordo os diferentes tipos de testes existentes.


Como saber se você é “superinteligente” e participar da Mensa Brasil?


“Para se tornar membro da Associação Mensa Brasil, o candidato precisa estar no percentil 98 ou superior, ou seja, nos 2% maiores resultados de QI da população. Como a pontuação do teste varia de acordo com a metodologia utilizada, não há um único número mínimo de QI para se tornar membro, isso varia conforme a situação. Para o exemplo acima, em que a média brasileira é de 100 pontos, seria necessário obter 131 pontos ou mais no mesmo teste para atingir o requisito de admissão da Mensa Brasil”, explica Sauaia.


“Para os adultos, descobrir se você possui alto QI pode contribuir para ampliar sua rede de contatos e se envolver mais ativamente em iniciativas em prol das altas habilidades e da superdotação. Já para as crianças e jovens, essa descoberta pode fazer uma enorme diferença em todos os aspectos da vida, principalmente durante a formação sócio educacional, com reflexos profundos na vida pessoal e profissional”, esclarece Sauaia.



Serviço


Teste de admissão e avaliação de alto QI da Mensa Brasil


Data 286/5 às 10h


O local do teste é informado de maneira individual e privada aos inscritos


Pará

Belém - PA


São Paulo

Araraquara - SP

Campinas - SP

Ribeirão Preto - SP

São Paulo - SP

São José dos Campos - SP


Minas Gerais

Belo Horizonte - MG


Distrito Federal

Brasília - DF


Mato Grosso

Cuiabá - MT


Paraná

Curitiba - PR


Ceará

Fortaleza - CE


Rio Grande do Norte

Natal - RN


Rio Grande do Sul

Porto Alegre - RS


Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - RJ


Bahia

Salvador - BA


Para inscrições, acesse o site: https://mensa.org.br/admissao/ ou entre em contato no testes@mensa.org.br



Quer saber mais? Leia as últimas notícias sobre negócios.


*Fonte Segs

Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page