top of page

Shopping de Belém inova com “casa sustentável”; entenda

A iniciativa é uma parceria entre a ONG Pará Solidário, e promove o uso sustentável da madeira

Belém vai ganhar a primeira Casa Sustentável e Social de todo o estado do Pará. A nova sede da Pará Solidário, associação sem fins lucrativos que atua há mais de cinco anos em causas sociais na cidade, será inaugurada nesta quarta-feira (26), no estacionamento do shopping Bosque Grão-Pará, localizado na avenida Centenário.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre diversos atores, como a Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará (Aimex), que fez a doação da casa produzida toda em madeira.

Com 36 m², o espaço, inédito na capital paraense, foi construído todo com madeiras certificadas e oriundas de planos de manejo florestal, técnica que garante uma produção sustentável, com o mínimo impacto e mantém a floresta em pé. Entre as principais espécies utilizadas, estão a itauba, pequiá, cumaru e jatobá. A expectativa é de que o ambiente seja direcionado para a realização de cursos, palestras e outros eventos focados na formação e capacitação de pessoas consideradas em vulnerabilidade social. Para o assessor técnico da Aimex, Daniel Bentes, o projeto é uma oportunidade, também, de chamar a atenção para a importância ecológica e cultura dessa matéria-prima. “Poder contribuir de forma positiva e ajudar milhares de pessoas, sobretudo aqueles que mais precisam, é uma grande satisfação. Aliar solidariedade e sustentabilidade tem tudo a ver com o trabalho desenvolvido pela nossa Associação e poder mostrar, ainda, como o uso da madeira pode e deve ser cada vez mais incentivado, faz parte de tudo aquilo que a gente acredita”.

Ecoponto – A Casa ainda vai funcionar como um ecoponto, para recolhimento de materiais recicláveis, baseado no conceito de reutilizar, reduzir e reciclar, além de sediar cursos profissionalizantes voltados para as pessoas atendidas pelos projetos sociais da Pará Solidário.

“Nossas expectativas são as melhores. O Bosque atua em diversas frentes para garantir uma cultura inclusiva e participativa para causas sociais, incluindo as que versam sobre sustentabilidade, um dos principais compromissos do empreendimento”, comenta a gerente de marketing do Bosque Grão-Pará, Raphaella Rocha.

O Projeto é mais uma d iniciativas pioneiras de ESG do empreendimento, que tem a causa Sócio-ambiental em seus pilares de valores.


Fonte: Abrasce

VEJA MAIS

bottom of page