top of page

RECRUTAMENTO: Como selecionar as pessoas certas para o seu time

Atualizado: 1 de nov. de 2023

Diretor de grande empresa local compartilha sua experiência focado no recrutamento, seleção e contratação de pessoas

Lahire Cavalléro, diretor da Cavalléro Treinamentos

Ter as pessoas certas na empresa é um dos maiores desafios dos empresários, já que contratação, muitas vezes, vai além das atribuições curriculares e passa a necessitar um perfil compatível com o da empresa. Fazer um processo de seleção precipitado pode acarretar em grandes prejuízos para o seu negócio.


Segundo o especialista e fundador da Cavalléro Treinamentos, Lahire Cavalléro, cada empresa necessita de características específicas para determinadas vagas. “Existem necessidades específicas dentro de uma empresa e que algumas características podem atender ou não, então o melhor candidato não é o que tem o melhor currículo, o melhor candidato é aquele que, de acordo com as suas competências técnicas e comportamentais, pode fazer com que a empresa chegue no patamar que ela quer, então é muito relativo”.


A Cavalléro Treinamentos é uma empresa que desenvolve processos seletivos, treinamento e desenvolvimento de pessoas, descreve o diretor. “A gente ajuda empresas a se conectarem com os melhores candidatos. Muita gente acredita que processo seletivo é sorte e não é. Ele é um conjunto de técnicas que devem ser aplicadas para entender a expectativa do candidato e o candidato entender a expectativa da empresa em relação a ele. Então, o nosso papel é desenvolver essas habilidades nos profissionais para que atinjam o potencial que as empresas esperam”, explica Lahire.


Há 14 anos, Lahire Cavalléro atua no desenvolvimento de equipes, focado na área comercial. Ele é também sócio franqueado da Escola Castilla Almirante Barroso e ainda franqueado da Linx, maior software de varejo da América Latina.


Ele diz que somente no ano passado, a Cavalléro Treinamentos foi responsável por mais de 153 processos de recrutamento de seleção e, neste ano, já passaram dos 130. “A gente tem um time focado nesse serviço, com pessoas trabalhando todos os dias e recrutando para mais de 300 empresas, que foi o número total de empresas que a gente atendeu ao longo desse tempo”, comenta.


A máxima de Lahire é: “Recrutar; Treinar; Desenvolver e Vender”. Quando se trata de mercado de trabalho, se sobressair é relativo, segundo ele, mas é importante ficar atento a alguns critérios nesse processo. “Acredito que o passo fundamental para a pessoa se destacar no mercado é poder desenvolver competências que a gente não aprende de forma acadêmica, mas por meio de experiência, de esforços externos, por meio de dedicação”, afirma.


Lahire Cavalléro, diretor da Cavalléro Treinamentos, é um dos convidados da Oficina de Negócios que vai ocorrer no próximo dia 09 de novembro, com abertura a partir de 17h30, na Do It Coworking, que fica localizada no bairro da Campina, em Belém. No encontro será abordado o tema ‘Gestão de Pessoas’, a partir da atuação profissional de cada palestrante.


Lahire Cavalléro foi um dos palestrantes também de outra oficina de Negócios que ocorreu no dia 19 de outubro e que tratou sobre Vendas e suas diversas nuances. Na ocasião, o expert falou sobre ‘Funil de Vendas e Negociação’. O encontro contou ainda com a presença de empresários da Comunidade Belém Negócios. A Do It Coworking é uma das empresas apoiadoras do projeto


Saiba com participar:

Data: 09/11, das 17h30 às 22h.

Local: Do It Coworking, R. Avertano Rocha, 192 - Campina, Belém – PA.


Por Wal Sarges e Ana Luísa Cintra

bottom of page