top of page
Belem-negocios-connection.gif

MVP: como este recurso pode diferenciar o seu produto no mercado

A especialista e consultora de inovação do Sebrae, Alexandra Castro, explica como o MVP tem um papel importante no desenvolvimento das empresas

Ao desenvolver um produto, é necessário pensar que ele deve responder a alguma necessidade do público. Além disso, ele não pode ser um produto pensado e executado de forma rápida, é preciso que ele seja calculado, estudado e testado.


Nessa perspectiva, surge o MVP, que em tradução livre significa "Produto Minimamente Viável", um produto que deve ser desenvolvido antes do empreendedor entrar no mercado. A especialista e consultora de inovação do Sebrae, Alexandra Castro, explica que o MVP é como um protótipo. "É testar se o seu produto ou serviço tem demanda. O empreendedor tira a sua ideia do papel, por meio de um protótipo, por exemplo, e testa com o seu público-alvo para validá-lo", explica Alexandra.


Segundo Alexandra, o que mais diferencia uma empresa que utiliza a estratégia do MVP de outras que já entram no mercado com o seu produto finalizado, é a possibilidade de modificação e atualização do MVP a partir da resposta do público. "Outra coisa importante sobre o MVP é que com ele o empreendedor pode corrigir falhas, modificar o projeto e observar alguma inovação. Coisas que ele só observaria quando já estivesse no mercado e lhe custaria muito mais do que quando se percebe isso durante o MVP, porque recebeu feedback do público-alvo".


Além disso, para que o MVP seja bem sucedido já nas testagens, é necessário conhecer o seu negócio, as funcionalidades do produto ou serviço e o mercado consumidor. Sem esses fatores é provável que o seu MVP não tenha um teste satisfatório, por mais que seja uma ideia inovadora que poderia responder bem as necessidades do público se tivesse sido executado da forma correta.


Alexandra foi uma das palestrantes da iniciativa Oficina de Negócios, realizada pela Plataforma Belém Negócios com o apoio da Do It Coworking. Ela falou sobre MVP, juntamente com outros três palestrantes, no encontro sobre "Vendas", no último dia 26. "Foi uma experiência maravilhosa. Sempre é muito bom trocar conhecimento, informações com os participantes e com os outros palestrantes. Como gosto muito de estudar, adoro encontrar pessoas que buscam e investem em conhecimento. E o Belém Negócios é um local que proporciona isso aos empreendedores. E indico a todos e todas que participem dos eventos e também da comunidade", finaliza Alexandra Castro.


A Oficina de Negócios é um ambiente de aprendizado e desenvolvimento para jovens empreendedores do mercado paraense. Além de proporcionar palestras mensais, também é possível fazer networking qualificado e trocar experiências com quem está se desenvolvendo no mercado a partir da Comunidade Oficina de Negócios.


O próximo encontro da iniciativa será dia 9 de novembro, a partir das 17h30, na Do It Coworking. O tema será "gestão de pessoas" e contará com a participação de especialistas no assunto. Para participar não é necessário fazer parte da Comunidade Belém Negócios, o evento é aberto para a inscrição do público. Confira a programação:

  • 17:30h - Abertura, com Rodrigo Souza, fundador do Belém Negócios

  • 18h - Comunicaçao assertiva, com Carol Almeida

  • 19h - Contratação, com Lahire Cavallero

  • 20h - Motivação de equipe, com Filipe Frazão

  • 21h - Perfil Comportamental, com Ana Luisa Oliveira

Faça a sua inscrição aqui.


Leia Mais:

  • Descubra um novo jeito de fazer network e desenvolver novas habilidades com a Comunidade Belém Negócios

  • Faça parte do BlackStage, mentoria empresarial inédita no Norte do Brasil

  • Acompanhe todas as notícias do Belém Negócios, entre para o Grupo no WhatsApp

  • Belém Negócios lança iniciativa Oficina de Negócios, um ambiente exclusivo para quem quer começar a sua própria empresa




Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page