top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Melhores Setores Para Empreender Em 2022 — Espere, O Quê?

Atualizado: 23 de jan. de 2022

Estão dizendo que estes são os setores mais promissores para empreender em 2022. Será mesmo?



2022 já começou, e com ele os planos para uma nova vida. Segundo uma pesquisa feita pela Global Entreneurship, uma das coisas que o brasileiro mais deseja neste ano é empreender. O sonho de ter o negócio próprio só fica atrás de viajar. Ninguém mais pensa em conquistar um bom emprego? A verdade é que as pessoas querem ser independentes, livres para usufruir melhor o tempo. Mas como pretendem fazer isso?


Quando se pensa em empreender, automaticamente pensa em liberdade. Acontece que todo mundo sabe que para ter certas regalias (como viajar) é preciso planejar e trabalhar muito, principalmente quando viajar vem depois (e depende) de empreender.


Para um empreendedor alcançar um nível confortável e poder vislumbrar a sua 'independência', é preciso caminhar pacientemente até que o negócio ande sozinho (é como um filho, sabe?). É irônico pensar que para ser independente empreendendo, é preciso criar uma empresa que também seja! Ou você quer que o seu negócio seja dependente de você para sempre? Que tempo você teria?


As pessoas não desejam o que já tem


Se alguém deseja algo é porque não o tem, certo? Sim. Então, se o brasileiro quer viajar e empreender, exatamente nessa ordem, tem algo errado nisso.


Negócios promissores?


Vamos focar em empreender? Se você está galgando para este universo, a primeira coisa que deve pensar é: que negócio abrir? O mais promissor? Mas que tipo de negócio é considerado promissor hoje em dia?


A Exame publicou uma matéria abordando o mesmo tema. Quais são os setores mais promissores para empreender em 2022? Então eles listaram nove apostas:

  • Loja virtual, serviços (consultoria e treinamento), infoprodutos, alimentos (saudável e dark kitchen), saúde (telemedicina), agronegócio, pets, conteúdo digital e franquias.

Pensando em cada um desses setores, quais acha que tem mais possibilidade de você empreender e dar certo? Quando terá o retorno do investimento? Que planejamento deve ser feito?


A verdade é que não existem setores mais promissores. O que existem são negócios que deram certo. Como empreendedor você não deve pensar no que já está dando certo. Você deve pensar em criar algo novo, algo que possa ter sucesso — e apostar nisso.


As dark kitchens, por exemplo, representam uma nova forma de empreender em restaurantes. Mas elas são restaurantes mesmo? O que são? Como isso dar certo? Como o mercado está se comportando? Por que o fundador da Uber está apostando nesse ramo e como ele está arrecadando bilhões de dólares? Você saberia responder a todas essas perguntas? Se sim, estaria disposto a empreender? O que faria de diferente? E mais: o que faria realmente de diferente?


Lembre-se: um setor promissor não é certeza de nada. Tudo depende de quem você é, de que informações você tem. O que está disposto a fazer, a perder, a recuperar, a testar, a assumir, a criar, a reinventar, a parar, a tentar de novo. De outro jeito, do mesmo jeito, do jeito que você acreditou inicialmente, mas não fez. Com mais garra, mais certeza, mais empenho, mais horas disso, menos horas daquilo. Ouvindo os outros, tampando os ouvidos, investindo em si, em cursos, em conhecimento. Adiando, antecipando. Decidindo, liderando, investindo em pessoas. Observe, onde está a ordem?


Se fosse responder à pesquisa citada aqui no início, só que na ordem do que deve ser feito primeiro, o que você responderia? Seria viajar e depois empreender? Ou seria empreender e depois viajar? E mais: empreender e depois pensar em viajar? Viajar não deveria ser um desejo de 2023? 2024?


Não caia nessa de mercado promissor. Deixe isso pros players.


Alguém já te disse que o atalho do sucesso existe?


Sim, talvez. Mas o que não existe é uma cartilha, um mapa. Cada um descobre sozinho e isso não pode ser repassado para ninguém, pois é intransferível. Cada pessoa constrói o próprio sucesso de maneira única. Muitos empreendedores encontram o sucesso rapidamente, enquanto outros, mesmo trabalhando arduamente e pensando em desistir durante todo o percurso, demoram até um dia encontrar. E mais: quando o encontram, demoram para perceber.


Ao assistir a uma palestra de sucesso, você vai ouvir as palavras fracasso e recomeço mais do que qualquer outra. Isso porque nenhum negócio está blindado à falhas. Negócios são como pessoas, são imperfeitos.


Por isso, antes de pensar em empreender no negócio mais promissor, pense primeiramente em você. Quanto mais você olha para você, mais consegue visualizar quão longe o seu negócio vai.


Você já segue Belém Negócios no Instagram?

Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page