top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Janeiro Branco: Como Manter a Saúde Mental no Ambiente de trabalho?

Doenças mentais já representam a 10º causa de afastamento do trabalho no Brasil



Na gestão empresarial, cuidar dos colaboradores é um dos desafios mais importantes. E para manter o ambiente de trabalho saudável é pensar na saúde dos trabalhadores, mas atualmente também significa economia e mitigação de passivos trabalhistas. Os números são alarmantes: de acordo com a OMS cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão, doença que refletiu em mais de 43 mil auxílios-doença em 2017 (dados da Previdência Social) e representa a 10º causa de afastamentos do trabalho.


Uma pesquisa recente da Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse no Brasil (Isma-BR), mostra que 30% dos profissionais brasileiros sofrem de burnout. E, se o crescimento continuar nessa proporção, daqui 20 ou 30 anos, o burnout se tornará uma epidemia – afinal, trata-se de um efeito dominó. Segundo a advogada trabalhista, Izabella Alonso, “colaboradores estressados, ansiosos e/ou com outras doenças mentais costumam apresentar menor desempenho, o que, além de diminuir o rendimento da empresa, sobrecarrega outros profissionais o que aumenta as chances destes também desenvolverem transtornos mentais pelo aumento de pressão, sobrecarga e pouca valorização. Há ainda a desmotivação, o aumento da rotatividade e índice turnover, maior possibilidade de ações e processos trabalhistas”, afirma.



Em meio a tudo isso, um movimento ganha cada vez mais força e merece atenção. Janeiro Branco tem como objetivo destacar a importância da saúde mental e incentivar empresas e organizações a debaterem o assunto, criar campanhas de prevenção e ajudar no tratamento de doenças mentais.


Mas como cuidar da saúde mental da equipe?


Algumas dicas podem ajudar empresários e gestores a contribuírem para um ambiente de trabalho saudável.

  • manter espaços de trocas e convivência na empresa;

  • promover palestras de conscientização e bem-estar;

  • oferecer treinamento com especialistas em saúde mental para manter a equipe atenta a sinais de depressão e burnout;

  • promover práticas de atividades físicas;

  • orientar sobre alimentação saudável;

  • desafiar os colaboradores a dormirem 8 horas por dia;

  • incentivar exames e check ups frequentes;

  • reuniões de feedback devem ser feitas com frequência com todos os colaboradores;

  • manter plantas e jardins na empresa;

  • incentivar a ações de voluntariado também é importante;

  • é importante contribuir para que a equipe mantenha hábitos saudáveis na relação com a tecnologia;

  • a empresa deve promover políticas inclusivas permanentemente.

Para Izabella Alonso prevenir doenças mentais no ambiente de trabalho com políticas permanentes e consistentes impacta na gestão econômica do negócio também. “A gente sabe que na empresa privada, o lucro é sempre o objetivo final do gestor, mas os bons gestores já perceberam que cuidar dos colaboradores é um caminho para redução de custos e diminui o número de afastamentos por causa de doenças, reduz o número de processos trabalhistas e ainda aumenta a produtividade. Afinal, trabalhador feliz inevitavelmente produz mais”, afirma.

 

Conheça a Comunidade Belém Negócios. Faça networking e desenvolva novas habilidades.


Siga o perfil do Belém Negócios no Instagram.

Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page