top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Ilha do Marajó está entre os destinos turísticos mais desejados pelos brasileiros

O levantamento, realizado no mês de dezembro do ano passado, indica as tendências do turismo de 2024. Elaborado pelo Ministério do Turismo a pesquisa e levou em consideração dados das 27 unidades da federação


Foto: Solar Encanto do Marajó

Segundo o levantamento feito pelo Ministério do Turismo, 97% dos brasileiros pretendem viajar dentro do Brasil no verão deste ano. Desse número, 51% gostaria de ir para lugares ensolarados e com praias, enquanto 9% gostariam de ir para um ambiente rural e 9% gostariam de aproveitar o ecoturismo.


Segundo a análise, que foi realizada em dezembro do ano passado, a Ilha do Marajó, no Pará, está entre os 10 destinos turísticos que os brasileiros mais possuem interesse em visitar. Além da Ilha, o Norte também possui outras cidades no ranking como Manaus (AM) em 12º, Jalapão (TO) em 13º, Monte Roraima (RR) em 14º e Alter do Chão (PA) em 15º.


Apesar das cidades listadas, segundo a pesquisa, 47% da população pretende viajar para o nordeste em 2024, enquanto 38% pretende viajar para o sudeste. As regiões sul, centro-oeste e norte ficaram com 15% das intenções de destino neste ano. Ainda segundo o levantamento do MTur, no verão, apenas 2% da população considera destinos situados no Pará e 5% considera visitar o Norte nesse período.


Vale lembrar que o Estado do Pará já possui 50 cidades no Mapa do Turismo Brasileiro, sendo seis na região turística do Marajó, além de Santarém e Alter do Chão. Somado a isso, a Região Norte soma 162 municípios categorizados no Mapa.


Arquipélago do Marajó


É considerado um dos mais importantes cenários ecológicos do Brasil, sendo o maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta com aproximadamente mais de três mil ilhas e ilhotas, segundo a Confederação Nacional de Municípios.


Quem deseja apreciar o ecoturismo pode encontrar no Marajó um destino especial. Lagos, manguezais, igarapés e sítios arqueológicos são algumas das riquezas naturais. Muitos hotéis e pousadas oferecem excursões e passeios onde é possível admirar todas as riquezas naturais presentes na ilha.


Por ser uma grande área, em sua maioria preservada, e que conta com uma ampla diversidade de animais e plantas, a região também é uma Área de Proteção Ambiental (APA).


Fotos: Pousada Solar encanto do Marajó, Leve na Viagem e @redthetraveler


Alter do Chão


A vila do município de Santarém, está localizada entre os rios Tapajós e Arapuins e é considerada por muitos o "Caribe amazônico" devido as suas praias de areia branca e água azul cristalina. O diferencial de Alter do Chão é justamente a água, ao contrário de muitas praias em todo o Brasil, Alter não é banhada pelo mar e sim pelo Rio Tapajós, o que torna a experiência de visitar a localidade muito mais singular.


Alter do chão é totalmente voltada para o turismo, por isso, existem, diversas opções de hotéis e pousadas para se hospedar, além de poder fazer passeios e conhecer mais da cultura dessa região do Pará. É o destino ideal para os amantes de uma praia ensolarada.


Fotos: Melhores Destinos e Blog Ventures



Leia Mais:





Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia