top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Starlink Poderá Operar na Amazônia a Partir de Setembro

No fim de maio, Elon Musk esteve no Brasil para um encontro com diversos empresários e com o presidente Jair Bolsonaro


Starlink na Amazônia
Imagem: Digulvação

A Empresa de satélites do bilionário Elon Musk, a Starlink estará apta a operar na Amazônia em até 50 dias. A informação foi confirmada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria. Estados das regiões Sul e Sudeste já contam com o serviço de internet da empresa.


“O que faltava era a porta de entrada do sinal de satélite. Você precisa disso para receber o sinal. Um gateway deles consegue ter mil quilômetros de raio. Então, se colocar um Manaus e outro São Gabriel da Cachoeira, cobre a Amazônia inteira”, disse Faria.


Veja também:


Ainda segundo o ministro, com essa estrutura pronta, a Starlink estaria apta a fornecer internet a escolas em toda a região amazônica e também imagens de satélite para monitoramento da região. Como não há uma licitação sobre o tema, o acordo poderia ser feito por meio de doação ao governo brasileiro. As tratativas ainda estão em debate.


“Essas imagens de satélite seriam complementares às imagens que já estão à disposição do governo”, disse o ministro das Comunicações.



No fim de maio deste ano, Elon Musk esteve no Brasil para um encontro com diversos empresários e o com presidente Jair Bolsonaro (PL) para debater a instalação da Starlink na Amazônia. Na ocasião, a ideia inicial divulgada pelo bilionário era levar internet de alta velocidade a 19.000 escolas da região.


Na época, por meio do Twitter, Musk comemorou sua visita: “Super animado por estar no Brasil para o lançamento do Starlink para 19.000 escolas desconectadas em áreas rurais e monitoramento ambiental da Amazônia!”, escreveu em sua conta.


Publicado originalmente em: https://cutt.ly/nXwRGN0

 

Quer receber mais notícias como essa? Faça parte do nosso grupo do WhatsApp e siga nosso perfil do Instagram. Junte-se a nós. Leia conteúdos exclusivos e acesse ferramentas premium. Assine o Belém Negócios. Planos a partir de R$9,90/mês.

Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page