top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Belém Recebe Exposição Virtual Com Diversas Obras De Museus Franceses

É a primeira cidade do Brasil a receber museu virtual com mais de 2 mil obras da cultura francesa


  • Eventos em Belém

  • Exposições de arte em Belém

  • O que fazer em Belém

O projeto idealizado pelo Ministério francês da Cultura em colaboração com a instituição francesa La Villette, tem como objetivo a democratização do acesso à arte para as regiões da França distante dos museus. O Brasil é o quarto país na América Latina a receber o projeto, que já se faz presente em Bogotá, Lima e Montevideo. Belém, através da Aliança Francesa, é a primeira cidade brasileira que abre as portas para a Micro-Folie.


Leia também:


O projeto tem como atração principal um museu virtual com mais de 2 mil obras de diferentes instituições culturais, com vertentes que vão de pintura à arquitetura, passando pela música, teatro e dança. Todas as obras estão a um clique de distância, proporcionando uma visita sem igual, uma viagem artística mundo afora por meio de um centro cultural de ponta, no coração da Amazônia. As obras são apresentadas em alta definição em uma grande tela de forma livre ou guiada por um mediador, que escolhe o percurso da viagem.


Durante a visita, o público tem à sua disposição um tablet que contém informações específicas de todas as obras. Ainda como parte da vivência, jogos lúdicos integram este momento de descoberta, como o quebra-cabeça da famosa Mona Lisa, a organização das notas da Quinta sinfonia de Beethoven e até mesmo a pintura de uma tela de Van Gogh. Por ser um ambiente totalmente digital, um zoom pode ser dado nas obras de arte, proporcionando uma experiência única ao ver de perto todos os detalhes e descobrir elementos quase imperceptíveis nas telas, mesmo quando são vistas a olho nu.


Outros dois módulos de experimentação foram desenvolvidos no âmbito da Micro-Folie. A Realidade virtual, que insere o público em diferentes mundos através de um conteúdo diversificado, possibilitando uma visita ao Museu do Louvre ou ainda uma visita tridimensional e extraordinária por dentro de algumas obras. E também o Media Lab, um espaço de criação com a ideia de tornar o espectador em um criador, onde ele poderá desenvolver a atividade de criação de filmes em realidade virtual.



Em conjunto com a programação diária, serão organizadas visitas específicas que podem conter obras selecionadas de determinados museus e artistas, ou ainda por temáticas como arquitetura ou teatro , dentre outras. O projeto também possui a intenção de realizar um movimento itinerante, levando todo o seu conteúdo para outros lugares como o Museu do Estado, escolas e inclusive para comunidades ribeirinhas, democratizando o acesso à cultura.

A Micro-folie abre as suas portas de forma gratuita para todos.

Para visitas com maior número de pessoas é importante o contato prévio para agendamento, respeitando as recomendações do Ministério da Saúde.


A Aliança Francesa de Belém abre as portas do projeto “Micro-Folie” que promete transportar os visitantes para diversos museus na França, com mais de 2.000 obras disponíveis. A inauguração oficial está agendada para esta quinta-feira (24), às 18h30, com a presença de autoridades locais. E no sábado (26), abre para visitação do público em geral.


Micro-Foli


Apresentação



PARCERIA


Como instituições fundadoras, pode-se citar o Centro Pompidou, o Château de Versailles, a Cité de la Musique – Philharmonie de Paris, o Festival de Avignon, o Instituto do mundo árabe, o Louvre, o Museu nacional Picasso-Paris, o museu d’Orsay, o Museu do Quai Branly-Jacques Chirac, a Opéra National de Paris, a reunião dos museus nacionais – Grand Palais, Universcience. Além destas, mais de 100 instituições colaboram e participam do projeto.


Serviço:


Serviço: Exposição Micro-Folie

Inauguração Oficial - 24/03, às 18h30

Aberta ao público - a partir do dia 26/03

Onde: Aliança Francesa de Belém - Tv. Rui Barbosa 1851

Horário: 14h às 19h (segunda a quinta), 09h às 15h (sábado)


Informações para a imprensa


NM Comunicação e Marketing

Norimar Muller (91) 99230-6565 – norimarmuller@nmcomunicacao.com

Adnes Souza (91) 98746-5204 – contato@nmcomunicacao.com



Quer saber mais? Siga Belém Negócios no Instagram.

Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page