top of page
Belem-negocios-connection.gif

Belém Recebe 3º Congresso de Meio Ambiente e Energias Renováveis

Confira a programação do evento que acontece nos dias 13, 14 e 15 de dezembro



O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá vai sediar o 3º Congresso de Meio Ambiente e Energias Renováveis (CAMAER) no Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon) nesta terça-feira (13), quarta-feira (14) e quinta-feira (15), a partir das 8h30.


O evento visa promover a interação técnico científica da comunidade acadêmica da região amazônica com o Brasil a partir da discussão sobre soluções ambientais e de energias renováveis.



Painéis com palestras, fórum e mesas redondas com pesquisadores e ministrantes de instituições nacionais fazem parte da programação.


A III edição do CAMAER, retorna suas atividades e o seu desafio de desenvolver extensão universitária, na sua magnitude de alcançar os diversos setores da sociedade, após os anos de pandemia, e todas os dilemas que a acadêmica cientifica, junto do cenário atual das universidades enfrentam, na sociedade contemporânea.


Programação


Terça-feira, 13


8h


Credenciamento. Convidados: SEMMA, FAPESPA, MAPA, SEMAS, UFRA, UFPA, ITEC, MÚTUA.


9h


Cerimônia de abertura.


10h


Palestra Magna de abertura: “Saúde única e a interface da saúde humana com a saúde ambiental e animal: doenças e fatores socioeconômicos associados” – Dr. Denilson Feitosa – Diretor de vigilância em saúde da secretaria de estado de saúde do Pará.


11h


Coquetel de abertura do III CAMAER.


12h


Intervalo para almoço.


14h


Painel 1: “Emissões de gases e efeito estufa em reservatórios de Usinas hidrelétricas na Amazônia” – Prof. Dr. Marcelo Amorim – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


15h


Intervalo


15h30 às 17h


Painel 2: “Gestão territorial e florestal na Amazônia, para o desenvolvimento econômico ambiental” – Profa. Dra. Gracialda Ferreira – IDEFLORBIO.


Quarta-feira, 14


8h30


Painel 3: “Gerenciamento costeiro integrado na Amazônia: perspectiva e desafios” – Prof. Dr. Orleno Marques – IEPA.


10h


Coffee Break.


10h30


Mesa Redonda: “Geotecnologias aplicadas ao desenvolvimento na Amazônia legal brasileira: inovações e desafios” – Dra. Andrea Coelho, SEMAS, e João Marcio, UFPA.


12h


Intervalo para almoço.


14h


Mesa Redonda: “Impactos ambientais em bacias hidrográficas na região metropolitana de Belém do Pará, Brasil” – Profa. Dra. Mariane Furtado, FAESA/UFPA, e Prof. Dr. Francisco Pessoa, FAESA/UFPA.


15:45h


Intervalo.


16h às 17h30


Fórum técnico: “Licenciamento ambiental na esfera municipal, estadual e federal e o desenvolvimento na Amazônia legal brasileira” – Eng. Amb. Ricelly Maia, SEMMAS Belém, e Dr. Marcelo Moreno, SEMAS/PARÁ.


Quinta-feira, 15


8h30


Mesa Redonda: “A sustentabilidade e o processo de implantação de um sistema agroflorestal: O caso da indústria alimentícia Xingú Fruit”. – Eng. Ambiental Patrick de Oliveira Ramos, Eng. Amb. Mauro Dias Souza e o agricultor agroflorestal Rafael Modesto Barreto.


10h30


Painel 4: “O papel do ministério público e o desenvolvimento sustentável na Amazônia” – Promotora do Ministério Público do estado do Pará Dra. Louise Severino.


12h


Intervalo para almoço.


14h


Painel 5: “Sistema de certificação Amazon: certificando um novo momento na Amazônia” – Prof. Dr. Jonas Castro – Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).


15h


Apresentação de trabalhos científicos na modalidade banner.


16h


Encerramento.


Inscrições, neste link.


Veja também:

 

Conheça a Comunidade Belém Negócios. Faça networking e desenvolva novas habilidades. Siga o perfil do Belém Negócios no Instagram.

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page