Estamos vivenciando uma fase em que existem um maior número de pessoas querendo empreender, isto em todo o Brasil. No Pará, especificamente, recordes de abertura de novas empresas foram batidos no ano de 2020. Em uma pesquisa publicada pelo SEBRAE, constatou-se que mais de 79% das novas vagas de empregos foram oferecidas por pequenos e micro negócios.
Isso significa que as pessoas estão preferindo apostar em seus “sonhos” em vez de dedicar o máximo de tempo para receber o mínimo que as empresas estão dispostas a pagar ao assinam suas carteiras de trabalho.
No ponto de vista econômico, este cenário é muito bom, o governo tende a incentivar o empreendedorismo escalonado, levando em consideração que haverá mais impostos para arrecadar.
Mas se você é um desses que está pensando em largar o emprego para investir em seu próprio negócio, precisa analisar as principais desvantagens que todo empreendedor se sujeita à enfrentar.
O site Econoweek publicou um artigo na qual se discute se vale a pena abrir um negócio no Brasil e elencou as desvantagens. Confira:
Burocracia
O Brasil é conhecido por excesso de burocracia e processos desencontrados que dificultam a vida de quem quer empreender. Na média nacional, leva-se dois meses para abrir uma empresa, nove para conseguir licenças e alvarás, e na cidade de São Paulo, por exemplo, são 529 dias para regularizar um imóvel corporativo. É muito tempo!
Garantias
Embora não seja preciso largar o emprego para empreender, quando essa hora chegar, há vários direitos do trabalhador com carteira assinada que o empresário não tem, como: Rendimento fixo, Férias Descanso remunerado, FGTS, Décimo terceiro, Salário...
Estatísticas dos despreparados
Segundo o Sebrae, 24% das pequenas e médias empresas (PMEs) fecham antes de completarem dois anos de vida. Essa parcela chega a 50% nos primeiros quatro anos de funcionamento. Motivos: além de tudo o que falamos, a falta de preparo em gestão é crucial. Mas a gestão financeira é uma das mais importantes.
Multitasking
Ao empreender, inicialmente, você cuidará de tudo. Da gestão financeira, de pessoal, ao atendimento de cliente e qualidade do produto, e o que poderia ser interpretado como vantagem para alguns pode se não transformar em desvantagem para outros.
Conforme a empresa cresce, você vai delegar muito mais, mas jamais deixará de ter uma visão global das tarefas.
Férias Nunca Mais
Engana-se quem pensa que ser empresário é trabalhar a hora que quiser, sem dar satisfação a ninguém. Quem empreende costuma trabalhar muito mais, assumindo riscos de o negócio dar errado, além da responsabilidade de pagar os salários do time em dia.
Muitos Chefes
Em um emprego tradicional costumamos ter um ou dois chefes. Ao empreender, você passará a ter tantos chefes quantos forem seus clientes. Uma loja online provavelmente terá centenas ou milhares de clientes. Se um cliente é chato e não dá certo trabalhar com ele, tudo bem... Ainda temos outros que são legais e continuam nos pagando. É só não renovar o contrato com o "chatão".
Comments