top of page
Belem-negocios-connection.gif

Veja Como Este Inacreditável Móvel De Madeira Se Monta

Este pode ser o futuro da construção de móveis em casa



Imagine comprar uma cadeira nova de Ikea. Você traz a caixa plana para casa e abre. Mas em vez de pegar uma chave de cabeça e beijar seu adeus de fim de semana, você estoura uma garrafa de vinho, senta-se, e vê a cadeira crescer de um pedaço de madeira plana bem na frente de seus olhos.


Esta é a possibilidade do que os pesquisadores da Universidade de Stuttgart estão chamando de HygroShape. São móveis de madeira desoçados que, ao longo de cerca de 8-12 horas de sentar em sua casa, podem se tornar uma cadeira sólida ou chaise lounge.



Hoje, a maioria dos móveis de madeira vendidos por Ikea envolve obliterar uma árvore em serragem, em seguida, usar cola para unir a madeira novamente em várias formas. A madeira impressa em 3D mais emocionante — que estreou no ano passado — funciona da mesma maneira. Um jato de tinta imprime pequenos pedaços de serragem e aglutinante em formas.



Esses produtos compostos de madeira podem ser duráveis, mas também lutam contra si mesmos. As árvores são naturalmente preenchidas com fibras que as tornam fortes. A serragem quebra essas fibras de madeira para criar um material em pó sem força mecânica inerente. "Com os compósitos, você gasta tanta energia — literalmente energia, mas também esforço — para refiná-los e torná-los perfeitos", diz Wood. "Então você se esforça para colocá-los de volta em novas formas."


HygroShaping funciona de forma completamente diferente, porque não só preserva as propriedades naturais da madeira, mas depende deles para formar um móvel. É assim que funciona: os pesquisadores conseguem uma árvore. Cortando-o em tábuas, eles escaneiam cada peça, tanto para seu grão quanto seu teor de água. (Isso pode parecer muito trabalho, mas na verdade, é o que a maioria das serrarias já fazem para classificar árvores.) O que é novo é que os pesquisadores construíram um software que pode analisar esse grão de madeira e umidade, e então entender como ele vai dobrar à medida que seca naturalmente.



"A madeira é anisotropica. Tem um sistema de coordenadas. Para o leigo isso é conhecido como o grão. Essa é a chave", diz Wood. "Você geralmente tem que ter muito cuidado com esse sistema de coordenadas e como você o usa, mas ele pode ser muito tecnicamente mapeado. Parte da esperteza no que fazemos aqui é colocá-lo de volta de uma maneira um pouco diferente."


Os pesquisadores cortam a árvore em peças de quebra-cabeça. (As peças se assemelham aos painéis de chão de espuma de uma academia em casa ou área de jogo de bebês.) Em seguida, eles montam apenas as peças certas juntos em um sanduíche de tábuas planas, que serão embaladas em embalagens de captura de umidade enquanto ainda estão úmidas para o transporte. Uma vez desembaladas, essas placas secam e exercem pressão uma sobre a outra para criar uma forma muito particular: seu novo móvel.



Quer saber mais? Siga o Belém Negócios no Instagram e no Google News.

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page