Iniciativa evidencia que setor da mineração é um dos pilares fundamentais para a economia manter a estabilidade

Amanhã, sexta-feira (14), será oficializado o anúncio do investimento de R$ 70 bilhões para a expansão da mineração de ferro e cobre no Pará. O evento será realizado em Parauapebas, no sudeste do estado, onde a mineradora Vale vai apresentar detalhes do projeto batizado de "Novo Carajás". A iniciativa envolve a ampliação das operações na região e está prevista para ocorrer entre 2025 e 2030.
A visita ao local terá a presença do presidente, dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira, onde será reforçado a importância do setor mineral para a economia do país. A mineração é uma das principais atividades econômicas do Pará, e a expectativa é que os novos investimentos ampliem a arrecadação para o estado e os municípios da região.
A companhia de mineração afirma que tem intensificado suas ações e investimentos em inovação e transição energética. Um dos principais exemplos é o uso do Dry Processing, um método que elimina a necessidade de barragens de rejeitos, reduzindo o consumo de água nas operações de ferro em Carajás.
Além disso, locomotivas movidas a baterias elétricas e biocombustíveis vêm sendo testadas, diminuindo a emissão de CO₂ no transporte de minério.
A mineradora ainda tem outros projetos em avaliação no sistema Norte, onde está Carajás, como o "S11C" e "Serra Norte N1/N2", sem investimentos divulgados.
Produção mineral no Pará
A participação do Pará na produção mineral nacional atingiu um pico de 24,6% em 2018,
mas registrou tendência de queda, que culminou em 17,7% em 2023. Apesar dessa redução, o Pará manteve a segunda maior participação no cenário nacional, ficando atrás apenas de Minas Gerais, que registrou 34,4% no mesmo ano.
A queda na demanda de minério de ferro pela China, devido à crise do setor imobiliário chinês, tem afetado a indústria siderúrgica global, contribuindo para essa diminuição. Ainda assim, os resultados obtidos são superiores aos dos primeiros quatro anos da série histórica analisada.
Ferro
Em 2021, o Pará produziu 369,4 milhões de toneladas de minério, sendo o segundo maior produtor do país
Em 2023, o Pará produziu R$ 67,3 bilhões em ferro, o que corresponde a 42,8% do valor do ferro brasileiro
A mina S11D, no Pará, produziu 22,09 milhões de toneladas de minério no terceiro trimestre de 2024
Cobre
Em 2018, o Pará produziu 17,4% do cobre do Brasil.
Em 2021, o Pará foi o segundo maior produtor de minério do país, atrás apenas de Minas Gerais.
O concentrado de cobre foi um dos principais produtos exportados pelo Par
Produção mineral é toda a atividade de extração e tratamento de minérios, constituída da soma de minerais metálicos (ferro, cobre alumínio), não metálicos (areia, caulim, sal), energéticos (carvão mineral e radioativos) gemas e diamantes.
Comments