top of page
Belem-negocios-connection.gif

Vai Abrir um Negócio? 3 Dicas para Conhecer Melhor Seu Mercado

Antes de dar o primeiro passo é indispensável que a empreendedora saiba mapear os processos do negócio


Abrir um negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros. Entretanto, empreender requer planejamento, paciência e muita resiliência. Caso contrário, o sonho pode se tornar um pesadelo.


Buscar inspiração é uma ótima maneira de começar, mas até isso exige atenção. “Às vezes ela pode vir de empreendedores de sucesso, mas que não necessariamente atuam na mesma área que a sua. Uma tática que levou um negócio a aumentar as vendas pode se tornar um tiro no pé se aplicada em outro setor”, afirma Ana Paula Ferro, CEO da Emporium da Beleza, franquia 6 em 1 que democratizou os serviços de estética avançada e emagrecimento para todo o Brasil.



Para a CEO, antes de dar o primeiro passo, é indispensável que o empreendedor conheça sobre seu produto e o mercado em que atuará: “Chegar ao sucesso demanda muita disciplina. Compreender as dinâmicas do mercado é importante para que a empreendedora esteja segura ao colocar as estratégias em prática”, diz.


A seguir, confira três táticas da Ana Paula Ferro para conhecer as particularidades do seu setor de atuação e, então, construir apropriadamente seu método de vendas:


1. Saiba a quem vender


Antes de planejar e aplicar estratégias, é preciso ter consciência de qual é o seu público-alvo. “Para montar um negócio de beleza e estética, por exemplo, é necessário saber quais tipos de clientes esses serviços costumam chamar a atenção. A partir daí, projetar a sua identidade, marca e filosofia baseadas nessa demografia”, explica Ana Paula.


“Colete dados de pesquisas e, se possível, entreviste possíveis clientes do seu círculo social. Dessa maneira, você terá identificado o perfil da sua audiência e poderá planejar de forma mais precisa diferentes ações de marketing”, comenta.


2. Dimensione o mercado


É fundamental, também, que a empreendedora saiba mapear todos os processos do seu negócio. Por exemplo, os principais fornecedores e distribuidores da área, as prioridades em uma rede de colaboradores, a performance usual do seu produto no mercado, entre outros.


“Para tomar qualquer decisão em um negócio, é preciso entender como ela afeta o processo. Ter esse conhecimento em mãos facilitará tanto o início da trajetória, evitando tropeços, quanto o futuro, quando você já estiver com a marca pronta e, por exemplo, colocar em prática um plano de expansão”, pontua.


3. Estude seus concorrentes e cubra as lacunas do setor


Parte do processo de se especializar no seu mercado de atuação é descobrir lacunas nesse padrão e, então, propor inovações em serviços e modelo de vendas


“Conheça quais são seus concorrentes, estude quais são seus empecilhos e utilize-os ao seu favor para impulsionar as vendas. O que não significa que você deva transformar seu negócio em um laboratório. Busque o equilíbrio e instigue mudança de forma a, ainda assim, garantir a segurança do seu crescimento e faturamento”, aponta.


Por Enrico Souto, Analista de comunicação

 

Conheça a "Comunidade Belém Negócios". Faça networking e desenvolva novas habilidades. Siga o nosso perfil no Instagram.

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page