top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Usina termoelétrica no Pará irá receber financiamento de R$1,8 bilhões; confira

O financiamento contratado pelo BNDES, compõe cerca de 65% do investimento total da usina de gás natural que faz parte do Complexo Termoelétrico de Barcarena

A UTE Novo Tempo Barcarena terá capacidade instalada de 624 MW e será apoiada por meio do BNDES Finem, em operação estruturada na modalidade project finance (projetos em que as garantias são o próprio ativo e o fluxo de caixa do empreendimento).


A estimativa é de que sejam gerados 1.128 empregos diretos e indiretos nas diferentes fases do projeto, que integra o novo PAC do governo federal. Os recursos do banco representam cerca de 65% do investimento total da Centrais Elétricas Barcarena S.A (Celba), sociedade de propósito específico criada para implantação e operação da usina.


A termelétrica movida a gás natural liquefeito contará com uma turbina a gás e uma turbina a vapor, que compartilharão o mesmo eixo de geração, operando em ciclo combinado. A iniciativa apoiada pelo BNDES abrange ainda a construção de uma linha de transmissão de aproximadamente cinco quilômetros de extensão para conexão da UTE ao SIN.


O projeto UTE Novo Tempo Barcarena faz parte do Complexo Termelétrico Barcarena, empreendimento do grupo New Fortress Energy que criar um polo de importação, armazenagem e escoamento de gás natural liquefeito importado no Porto de Vila do Conde, em Barcarena, às margens da Baía de Marajó.


Além de abastecer o Sistema Interligado Nacional por meio da usina termelétrica, o Complexo fornecerá gás para grandes consumidores da região, que, atualmente, operam com combustíveis que emitem maior quantidade de gases de efeito estufa, como o diesel.


Fonte: Energia Hoje


Leia Mais:

  • Descubra um novo jeito de fazer network e desenvolver novas habilidades com a Comunidade Belém Negócios

  • Faça parte do BlackStage, mentoria empresarial inédita no Norte do Brasil

  • Acompanhe todas as notícias do Belém Negócios, entre para o Grupo no WhatsApp

  • Belém Negócios lança iniciativa Oficina de Negócios, um ambiente exclusivo para quem quer começar a sua própria empresa


Comentarios


Últimas notícias

Publique uma notícia