top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

União Europeia Financia Projeto De 4,5 Milhões De Euros À Amazônia Brasileira

Projeto reúne instituições com expertises em práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras


A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF) e a Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA) vão, nos próximos quatro anos, desenvolver ações no bioma Amazônico em um projeto de cerca de 4,5 milhões de euros, financiado pela União Europeia e sob a coordenação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Pará).


O projeto Sustenta e Inova será lançado hoje, 11/11 (quinta-feira), em Belém, durante seminário homônimo que vai contar com a participação do embaixador da União Europeia, Ignacio Ybáñez Rubio, do superintendente do Sebrae/PA, Rubens Magno, e dos representantes das instituições parceiras.



Instituições com expertises em práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras, com foco na conservação e na biodiversidade, na redução do desmatamento, restauração da paisagem e mitigação e adaptação às mudanças climáticas farão parte da iniciativa.


Segundo o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Anderson Sevilha, a expectativa é dar continuidade às atividades até então realizadas pelo projeto Bem Diverso (que será encerrado em dezembro deste ano) no Território da Cidadania do Marajó, multiplicando as ações para os Territórios da Cidadania da Belém-Brasília e o da Transamazônica Xingu.


A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia vai coordenar as atividades da Empresa relacionadas aos sistemas produtivos, a agroindustrialização e às políticas públicas listadas no projeto, tendo a coautoria da Embrapa Amazônia Oriental e também dos parceiros Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), do Centro de cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD/França) e da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe). Ocorrerão, ao longo dos quatro anos do Sustenta e Inova, entre outras atividades, a formação e a capacitação de agentes multiplicadores nas áreas de conservação, manejo e restauração de agroecossistemas e mapeamento dos três Territórios da Cidadania beneficiados pelo projeto.


Devido aos cuidados com a pandemia da Covid-19, a cerimônia para assinatura do contrato para execução do projeto Sustenta e Inova será restrita a convidados e terá início às 14h do dia 11/11 (quinta-feira).


Confira a programação do evento de lançamento


14h Recepção - Almoço (Experiencia Gastronômica Regional)

14h30 Abertura Oficial

Sr. Ignacio Ybáñez Rubio – Embaixador da União Europeia no Brasil

Sr. Rubens Magno – Superintendente do Sebrae Pará

14h45 Apresentação do Projeto Sustenta e Inova

Sr. Rubens Magno – Superintendente do Sebrae Pará

14h55 Instituições Parceiras – Atuação e Legado

EMBRAPA - Wagner Alexandre Lucena – Chefia de Pesquisa e

Desenvolvimento e Walkymario de Paulo Lemos - Chefia Geral da Embrapa

Amazônia Oriental

CIRAD - Jean-Luc Battini - Diretor Regional

IPAM - Lucimar Souza - Diretora Adjunta de Desenvolvimento Territorial

15h25 Assinatura Termo de Parceria - Projeto Sustenta e Inova

15h30 Encerramento

Sr. Stefan Agne - Primeiro Conselheiro - Delegação da União Europeia no

Brasil

Sr. Rubens Magno - Superintendente do Sebrae Pará



Fonte: Assessoria

Commentaires


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page