top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

UFPA recebe evento sobre inclusão da diversidade nas empresas

Programa inicia nesta terça e vai até 23 de junho


Como parte de uma iniciativa voltada ao Mês do Orgulho LGBTI+, o Programa de Formação e Empregabilidade LGBTI+, do Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (ICJ/UFPA), recebe inscrições para dois cursos de promoção à inclusão e diversidade nas empresas paraenses. Os cursos “Diversidade e Inclusão nas Empresas” e “Ações Inclusivas e Mercado de Trabalho” serão realizados nos dias 20 e 23 de junho, respectivamente, e são voltados para pessoas que se identificam como parte público foco do projeto, bem como empresas que almejam tornar seus espaços de trabalho mais inclusivos e respeitosos.


Historicamente, pessoas com sexualidade ou identidade de gênero dissidentes sofrem com o preterimento, a violência e o desrespeito dentro dos ambientes corporativos, o que impacta suas possibilidades de entrada e permanência nesses espaços. Na tentativa de contornar esses impasses, o Programa de Formação e Empregabilidade LGBTI+ realiza uma série de iniciativas e parcerias a fim de oferecer uma preparação para o mercado de trabalho, com certificação, para as pessoas LGBTI+, além de propor debate com as empresas e seus funcionários. 


“Nós, do Programa de Formação e Empregabilidade LGBTI+, sabemos que estas pessoas, especialmente pessoas trans e travestis, são menos empregadas em trabalhos formais no Brasil. Nosso objetivo é estimular os processos de formação e dialogar sobre diversidade e inclusão com as empresas para propor essa empregabilidade e o respeito para todas as pessoas que se identificam com a sigla LGBTQI+”, informa Luanna Tomaz, coordenadora do programa.

O evento tem o apoio da Organização Internacional do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, da ONG Olivia, do Instituto Mais Diversidade e do Assaí Atacadista. 


Como participar - O curso "Diversidade e Inclusão nas Empresas: aprendendo com as diferenças" é voltado para representantes, coordenadores e funcionários de empresas presentes na Região Metropolitana de Belém que apresentam o interesse de tornar seus ambientes corporativos mais diversos e inclusivos, praticando o respeito com as identidades e sexualidades não normativas. A ação será realizada no dia 20 de junho, a partir das 9h, na sede do Ministério Público do Trabalho, localizadana Av. José Malcher. Os interessados em participar devem realizar a inscrição na Página do Evento.


Já o curso “Ações Inclusivas e Mercado de Trabalho" almeja preparar pessoas que se identificam como LGBTI+ para o mercado de trabalho, com a elaboração de currículos e marketing pessoal, e o encaminhamento para instituições parceiras e cursos profissionalizantes. A iniciativa será realizada no dia 23 de junho, às 9h, no Auditório José Vicente, localizado no ICJ, Campus Profissional. E as inscrições também devem ser realizadas na Página do Evento. Ambos os cursos oferecem certificação.


Programa de Formação e Empregabilidade LGBTI+ - O programa realiza uma série de ações afirmativas para pessoas LGBTI+ dentro da UFPA, em cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, e cursos técnicos e profissionalizantes para a comunidade de fora dos muros. Uma das iniciativas ofertadas pelo programa em 2023 é a realização do Censo Trans Pará, com o objetivo de documentar a situação de emprego, renda e trabalho de pessoas transexuais e travestis no estado do Pará. Essa coleta de dados pode ser utilizada em ações futuras para pensar políticas públicas, pesquisas e/ou projetos de extensão relacionados à temática no estado.


Mês do Orgulho LGBTI+ - Em junho de 1969, a ação violenta da polícia de Nova York no bar LGBTI+, Stonewall Inn, resultou em uma série de manifestações que protestavam contra a violência de pessoas com identidades de gênero e sexualidades dissidentes e a lei que proibia o casamento de pessoas do mesmo sexo. O evento passou a ser chamado de Rebelião de Stonewall e se tornou um símbolo da luta mundial em prol dos direitos da população LGBTQI+. A partir disso, o mês de junho passou a ser adotado como Mês do Orgulho LGBTQI+ e instituições se unem para promover iniciativas e debates que promovam o respeito e a diversidade.


Serviço:

Data: 20 de junho

Hora: A partir das 9h

Local: Sede do Ministério Público do Trabalho, localizada na Av. José Malcher


Data: 23 de junho

Hora: A partir das 9h

Local: Auditório José Vicente, localizado no ICJ, Campus Profissional

Texto: Jambu Freitas - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPAFoto: Alexandre de Moraes - Arquivo Ascom/UFPA

Comments


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page