top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Turismo no Pará cresce mais de 13% e tem receita de R$ 750 milhões

Os destinos mais procurados pelos turistas incluíram Belém, que está programada para sediar a COP 30, assim como Soure, Salvaterra, Salinópolis, Santarém e Alter do Chão


Foto

O setor turístico no Estado do Pará registrou um notável crescimento no ano de 2023, impulsionando a economia local e gerando resultados expressivos. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA), a atividade turística gerou uma receita que ultrapassou os R$ 750 milhões, provenientes dos gastos de mais de 1 milhão de turistas, entre nacionais e internacionais, que visitaram os diversos destinos paraenses.


Este aumento na receita representa um crescimento de mais de 13% em comparação ao ano anterior, acompanhado de um acréscimo superior a 11% no número total de turistas que escolheram o Pará como destino. Além disso, aproximadamente 60 mil empregos foram gerados no estado graças às atividades relacionadas ao turismo.


O secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, destacou a importância desses números, ressaltando o papel fundamental do estado como um atrativo para turistas nacionais e estrangeiros. Costa também mencionou a eficácia das estratégias de promoção e comercialização implementadas, alinhadas às tendências atuais do turismo global, e expressou o objetivo de continuar esse crescimento, visando superar os números registrados antes da pandemia.


Uma pesquisa conduzida em conjunto pela Setur e pelo Dieese-PA revelou uma recuperação significativa do setor, que havia enfrentado quedas nos anos anteriores devido aos impactos da pandemia de Covid-19. Os destinos mais procurados pelos turistas incluíram Belém, que está programada para sediar a COP 30, assim como Soure, Salvaterra, Salinópolis, Santarém e Alter do Chão.


É importante destacar que, dos turistas que visitaram o Pará, 94% têm a intenção de retornar e 92% recomendariam o destino a amigos, familiares ou conhecidos. O aumento do número de turistas estrangeiros foi particularmente notável, com um crescimento de 40% em comparação ao ano anterior, totalizando 54 mil visitantes internacionais.


Os resultados positivos também se refletem nos dados de transporte, com o Aeroporto Internacional de Belém registrando um aumento de 9% no número total de passageiros em 2023, totalizando mais de 3,6 milhões de embarques, desembarques e conexões.


Com suas características geográficas, culturais e étnicas distintas, o Pará atrai um perfil diversificado de turistas, provenientes principalmente de estados como Maranhão, Amapá, São Paulo, Amazonas, Goiás, Tocantins, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará. A maioria desses visitantes são mulheres entre 26 e 50 anos, com renda e formação acadêmica variadas.


Os principais motivos de visita incluem lazer, visita a amigos e parentes, e negócios, com acomodações que vão desde hospedagem em casa de parentes e amigos até hotéis e pousadas. Os meios de transporte mais utilizados foram barcos/navios, ônibus, carros próprios e aviões, e os turistas viajaram tanto sozinhos quanto em grupos familiares ou com parceiros.


Diante desses resultados promissores e das perspectivas favoráveis, espera-se que o turismo continue desempenhando um papel vital na economia do Pará, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento sustentável do estado nos próximos anos.



Leia Mais:


Comentários


Últimas notícias

Publique uma notícia