top of page
Belem-negocios-connection.gif

TECNOLOGIA: novo app oferece soluções para cadeias produtivas do Pará

A plataforma reúne serviços inéditos e informações técnico-científicas, econômicas e de mercado sobre a apicultura e a meliponicultura no Pará

Foto: Sedap

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), através da Coordenação de Produção Animal (Copan), participou na última quinta-feira, do lançamento da plataforma Infobee e do aplicativo Manejatech-açaí, soluções digitais para as cadeias do mel e do açaí. O evento foi realizado na sede da Embrapa. Os softwares foram desenvolvidos por meio da parceria público-privada entre a Embrapa Amazônia Oriental e a empresa Equilibrium Web. A Sedap contribuiu com o conteúdo da plataforma por meio do setor responsável pelo fomento da cadeia produtiva das abelhas.


A utilização de soluções de conectividade que apresentam facilidade e praticidade para os criadores de abelhas é de grande importância ao trabalho realizado pelo órgão, conforme destacou o coordenador de produção animal da Sedap, Andrio de Andrade. Ele foi o servidor da secretaria encarregado de contribuir com o conteúdo da plataforma. O coordenador acompanhou a solenidade de lançamento da plataforma e representou a instituição durante o evento.


“Existe um processo na secretaria de expansão do Infobee, através de um convênio do projeto para trabalhar em 11 municípios do Estado e nós estamos nos trâmites desse processo; com isso vai expandir o trabalho e o espaço ficará a nossa disposição ano que vem para o trabalho de campo”, detalhou o coordenador.


A plataforma Infobee reúne serviços inéditos e informações técnico-científicas, econômicas e de mercado sobre a apicultura e a meliponicultura, entre esses serviços estão o Calendário Apícola Digital, que disponibiliza informações sobre o local de ocorrência e a época de floração das plantas mais visitadas pelas abelhas na região amazônica.


"Foi muito bom ter participado desse trabalho que a Embrapa está desenvolvendo, é um importante para a cadeia produtiva das abelhas, essa conexão da Embrapa com o meliponicultor em levar soluções e informações, nós estamos num mundo hoje que quer conectividade e a plataforma leva essas informações, ou seja, eu saber que uma flor está ali e que ela tem uma informação por trás, através da plataforma você tem uma dimensão de ver o que é uma caixa de abelha, qual a sua função, o que é o meliponário”, destacou Andrade.


Praticidade

A forma simples e fácil de identificar os itens que envolvem a meliponicultura, como ressaltou Andrio de Andrade, facilita o acesso ao conhecimento para o produtor. “A partir dos trâmites, das conversas que estão ocorrendo, o Estado tem o compromisso de expandir investindo na plataforma, com a equipe de trabalho, com a Embrapa Amazônia Oriental que tanto representa essas alternativas e soluções levadas ao meliponicultor e apicultor do nosso Estado”, ressaltou o servidor da Sedap.


O novo espaço digital pode ser acessado por computador e equipamentos móveis, como smartfones e tablets. O pesquisador da Embrapa no Pará, Daniel Santiago Pereira, explicou que a Infobee disponibiliza informações da cadeia produtiva do mel de um modo geral – apicultura e melinopicultura em nível de Brasil, reunindo as principais informações tanto da Embrapa quanto de parceiros para contribuir no desenvolvimento das atividades num contexto nacional.


“Num primeiro momento de lançamento, a vitrine está sendo o Pará com as tecnologias voltadas para o desenvolvimento da produção de mel e a produção da biodiversidade na meliponicultura com grande potencial de mercado, dispondo ainda de informações que podem proporcionar o conhecimento de mercado tanto nacional quanto internacional, como uso das abelhas para a polinização no que diz respeito à cadeia produtiva do açaí que é o carro chefe na agricultura familiar em muitas regiões do Estado”, explicou o pesquisador.


Acesse a Infobee clicando aqui


Fonte: Portal TV Cariri


コメント


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page