top of page
central-cop-30-belem-2025.gif

Startups Paraenses Levantam R$ 15 Milhões em Edital de Inovação

Startups paraenses classificam 10 projetos e levantam mais de 15 milhões de reais em edital de inovação com recursos federais da FINEP



A FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) é uma empresa pública federal que fomenta inovação através de financiamentos. Em 2022 a FINEP lançou um edital focado em investir em empresas instaladas na região Amazônica para desenvolverem projetos nas linhas temáticas de transformação digital e bioeconomia.


Ao total foram classificados 24 projetos sendo 10 apenas no estado do Pará, segundo estado a levantar mais projetos, atrás apenas do Amazonas com 11 projetos. As empresas devem entregar uma contrapartida que somado ao investimento da FINEP resultam em R$ 37 milhões, onde aproximadamente 15.7 milhões somente no Pará.


Walter Júnior, fundador da Inteceleri Edtech e criador do projeto Geometa, uma solução que usa tecnologia nascida na floresta amazônica 100% sustentável e agora presente no Metaverso Educacional, afirma que iniciativas como o Finep Amazônia poderá transformar a cadeia produtiva e destacar os valores da região, mostrando para mundo que é possível produzir inovação e tecnologia de ponta sem destruir o meio ambiente.


Vitor, fundador da Easygestor, também classificado, afirma que é um grande marco para a economia paraense e que espera junto com a comunidade do Açaí Valley ajudar a transformar esses milhões em bilhões quando os projetos estiverem prontos para serem apresentados ao mercado.


Já Elionai Sobrinho, um dos fundadores da Amazon Tech, afirma que: "a aprovação do projeto Smart Click no Edital Finep Amazônia consolida a Amazon Tech como empresa de Energia Solar com forte vertente em Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia em nossa região"


Ainda esse ano, outros editais da FINEP levantaram recursos para empresas paraenses, é o caso de Tatiana, fundadora da Jambu Sinimbu que recebeu um aporte de mais de 100 mil reais como vencedora do prêmio Mulheres Inovadores do FINEP em 2022.

 

Conheça a "Comunidade Belém Negócios". Faça networking e desenvolva novas habilidades.


Siga o nosso perfil no Instagram.

Comentários


Últimas notícias

Publique uma notícia

bottom of page