top of page

Startup Promete Revolucionar A Educação Pública No Interior Do Pará

Especialistas desenvolveram plataforma de ensino com recurso próprio e estão levando solução para estudantes da zona rural de municípios paraenses


Warley da Silva Costa e Alexander Torres Louzada, criadores da Escola.vc (Reprodução)

Fundada em 2019 pelo marabaense Warley da Silva Costa (40 anos), administrador de empresas e pelo carioca Alexander Torres Louzada (43 anos), Analista de Desenvolvimento, a edtech Educação Interativa desenvolve soluções tecnológicas para alavancar o relacionamento entre escolas, professores e alunos do ensino público.


A ferramenta desenvolvida se chama ESCOLA.VC. Funciona como um ambiente virtual de aprendizagem que permite tanto a aplicação no ensino síncrono quanto assíncrono, com foco na utilização de Redes de Ensino Municipais.


Pela plataforma, é possível as secretarias municipais de educação acompanharem o ensino de forma remota ou híbrida. Aos diretores das escolas, oferece também autonomia para conduzir a gestão dos docentes, respeitando as características de cada unidade.


Recursos da plataforma


  • Troca de mensagens de voz entre a Secretaria de Educação e os Docentes, além dos professores e alunos

  • Sala de aula virtual integrada

  • Gravação da aula pelo professor, ficando disponível para os alunos que não puderam assistir ao vivo

  • Criação de caderno de exercícios

  • Compartilhamento de material didático entre outras funcionalidades

“Nosso objetivo é unir a expertise de mais de 20 anos, atuando no desenvolvimento de projetos inovadores para a Internet e a vivência do ecossistema é que sejam adequadas a realidade de cada município”, diz Alexander.

Com conceitos inovadores e disruptivos, os empreendedores foram convidados para palestrar sobre o tema, no final de 2019, na 10ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará, em Belém, e durante dois anos consecutivos (2019 e 2020) no Congresso e Exposição Internacional para Tecnologia da Educação, Edutech, em Valinhos, São Paulo. Na edição deste ano, vão palestrar sobre os “Desafios de um Ambiente Virtual de Aprendizagem na Educação Pública”, no próximo dia 31 de Outubro.

“O objetivo é compartilha a experiência acumulada durante o período da pandemia sobre nossas conversas com gestores públicos de todo Brasil, suas necessidades e possíveis soluções que podem ser implementadas ao projeto”, diz Warley.

A Startup planeja lançar novidades para 2022, com a expansão da plataforma que facilitará a vida de estudantes nas Zonas Rurais, focando naqueles com dificuldades de acesso à Internet.


“Uma parte dos gestores municipais que conversamos, possuem uma quantidade de unidades escolares em áreas afastadas da zona urbana. Queremos prover para estes estudantes e para os municípios uma solução que seja barata e de fácil implantação e que permita o acesso à tecnologia educacional. Já estamos trabalhando nisso.”, explica Warley.


“Também planejamos uma grande inovação para 2022. Aprimoramentos no engajamento e na busca das disciplinas pelos alunos. Nossa missão não é só ser uma plataforma de aprendizagem, mas fazer a diferença na vida dos jovens.”, completa Alexander.

ESCOLA.VC está disponível para download na Google Play e em breve terá versão na App Store da Apple.

bottom of page